Minério finito
A mineradora Vale anunciou que a extração de minério de ferro em Parauapebas pode acabar até 2038, devido a novas regras ambientais que impedem a exploração de áreas protegidas. Minas importantes como N3, N4W, N4E e N5 serão afetadas. Para tentar prolongar a atividade, a empresa lançou o “Programa Novo Carajás”, com R$ 70 bilhões em investimentos até 2030, visando aumentar a produção de ferro e cobre, além de investir em novas tecnologias para reduzir impactos ambientais.
Diversificação
Leia mais:
Apesar dos esforços, especialistas alertam que a cidade precisa começar a diversificar sua economia urgentemente, com foco em educação, turismo, agricultura e outros setores, para evitar uma crise quando a mineração chegar ao fim.
Justiça Federal
Dos novos juízes federais substitutos aprovados no 17º concurso público do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), nove terão sua primeira lotação na Justiça Federal do Pará. Serão beneficiadas as seções Judiciárias de Belém e as Subseções de Santarém, Altamira, Redenção, Paragominas e Tucuruí. Além desses novos integrantes, mais três magistrados – dois juízes e uma juíza – que foram titularizados por decisão da Corte Especial Administrativa do TRF1, também iniciarão seus trabalhos no Pará.
Lotações
Conforme o Ato Presi n. 401/2025, assinado em 8 de abril pelo presidente do TRF1, desembargador federal João Batista Moreira, as subseções aqui da nossa região, Redenção e Tucuruí, será os destinos dos juízes federais Eneas Dornellas e Diogo Haruo da Silva Tanaka, respectivamente. A chegada das novas juízas e juízes representa um importante reforço para a Justiça Federal no Pará, que busca otimizar a prestação de serviços jurisdicionais à população em diversas regiões do estado.
Fórum
A Promotoria de Justiça da 3ª Região Agrária e a 12ª Promotoria de Marabá realizarão no dia 23 de maio, das 8 às 16 horas, o III Fórum Agrário de Sociobiodiversidade. O evento terá lugar no Carajás Centro de Convenções. O público alvo envolve pequenose grandes produtores rurais, gestores municipais, estudantes e a comunidade em geral.
Turismo
O turismo paraense dá mais um passo estratégico com a entrada de 11 novos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Com isso, o Pará agora conta com 69 cidades reconhecidas oficialmente pelo Ministério do Turismo como destinos prioritários para o desenvolvimento do setor. O Mapa do Turismo é uma ferramenta essencial para direcionar investimentos, políticas públicas e ações de fomento, valorizando os destinos e fortalecendo a governança local. Os municípios precisam cumprir uma série de requisitos, como possuir estrutura de gestão de turismo, orçamento próprio, Conselho Municipal ativo e prestadores de serviços cadastrados no Cadastur.
Turismo II
Entre os que renovaram sua permanência estão cidades como Marabá, Vitória do Xingu, Curuçá, Belterra, Bragança, Parauapebas, Novo Repartimento e Salvaterra. Já São João de Pirabas, Viseu e Goianésia do Pará estreiam no mapa nacional, marcando presença como novos destinos turísticos reconhecidos oficialmente.
Estado
O governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, oficializou na terça-feira (22) a exoneração, a pedido, de Jarbas Vasconcelos do Carmo do cargo de Secretário de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos. A decisão foi publicada no Diário Oficial e está respaldada nos incisos II e V do artigo 135 da Constituição Estadual. Para ocupar o posto de forma interina, até nova deliberação, foi designada a atual secretária adjunta da pasta, Edilza Joana Oliveira Fontes. A nomeação também foi assinada pelo governador e publicada na mesma data.
Visita suspensa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspendeu as agendas institucionais que realizaria esta semana nas cidades de Parauapebas, no Pará, e Porto Velho, em Rondônia. A decisão ocorre em razão do falecimento do Papa Francisco, ocorrido na segunda-feira (22), no Vaticano. m nota oficial, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República informou que as atividades previstas nas duas cidades estão temporariamente canceladas e que uma nova data será definida e comunicada posteriormente.
Visita suspensa II
A comitiva presidencial, que contava com ministros e autoridades, também teve sua programação suspensa. Entre as agendas previstas estavam visitas a obras do Governo Federal, encontros com movimentos sociais e anúncios de investimentos para a região Norte.