Pego na mentira
Sem conseguir o mínimo de organização no seu governo para garantir coisas básicas, como o fornecimento de leite especial a crianças com intolerância, na rede pública, o prefeito Toni Cunha novamente fez o mais óbvio: mentiu para as mães das crianças usando a própria rede social. Ele colocou a culpa na gestão anterior, pelo problema, quando o ex-prefeito deixou para ele três meses de estoque, tempo que ele não soube utilizar para fazer a sua parte.
Mas então…
Leia mais:
Resultado: Toni só se movimentou quando as mães, desesperadas, procuraram o Correio de Carajás na semana passada e denunciaram o desamparo. Quando a imprensa foi em cima, logo surgiram, por um “passe de mágica”, 200 latas que a PMM deve ter comprado nas farmácias do comércio. A ação resolveu, por hora, o problema, que pode voltar a se manifestar antes do final do mês, uma vez que tem mãe que demanda até 16 latas.
Deu o que falar
Por falar em Toni Cunha (PL), a turma da direita está de orelha em pé e alguns se declararam chateados, depois que passou a circular nas redes uma foto do prefeito de Marabá sentado à mesa com o líder petista Paulo Rocha, ex-senador e atualmente na Sudam; e a deputada estadual Maria do Carmo (PT).
Filiação partidária
O maestro/arranjador Cedivan Almeida Farias, o Ximbinha, se arriscará no mundo da política. Na última semana ele pegou voo até Brasília para reunir com o ministro do Turismo, Celso Sabino, e assinou ficha de filiação ao União Brasil. “É uma honra e felicidade imensa agora fazer parte do partido União Brasil”, postou. Será que vem candidatura em 2026?
Dia do Exército
A programação alusiva à Semana do Exército segue em Marabá. O general-de-Brigada Eduardo da Veiga Cabral, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, será anfitrião de evento no Teatro do Carajás Centro de Convenções: um concerto da Banda de Música do EB. Será nesta terça-feira, dia 15, a partir das 19h30. Já na quarta-feira, dia 16, uma formatura no pátio do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, às 10h30. O Exército Brasileiro comemora 377 anos.
Filiações
Na tarde desta segunda-feira (14), na sede da entidade, o presidente da AMATCarajás reuniu com os prefeitos de Brejo Grande do Araguaia, Marcos Baxim e o prefeito de Palestina do Pará, Márcio Folha. Na ocasião, além de assinarem a filiação à entidade, os gestores trataram sobre projetos que estão em andamento nos municípios. A diretora executiva da entidade, Dayane Silva, participou da reunião.
Segue o mistério
O caso dos nove corpos encontrados em Bragança, no nordeste do Pará, completou um ano no último domingo (13/4). Procurada, a Polícia Federal (PF), responsável pela apuração do caso, informou apenas que as investigações “seguem em curso”, de modo que a instituição “não tecerá mais comentários neste momento”.
Segue o mistério II
No dia 13 de abril de 2024, pescadores acharam um barco próximo ao povoado Tamatateua. Dentro da embarcação havia oito corpos em avançado estado de decomposição e, perto dela, estava um nono cadáver, em circunstâncias que indicavam fazer parte do mesmo grupo de vítimas. A descoberta mobilizou autoridades estaduais e federais. A investigação revelou que a embarcação havia partido da Mauritânia, na África, em janeiro do mesmo ano, com destino às Ilhas Canárias, na Espanha.
Refugiados?
Os corpos foram sepultados em Belém, em uma cerimônia de inumação, permitindo uma futura exumação para identificação e traslado ao país de origem. O caso evidenciou a dura realidade enfrentada por refugiados africanos e gerou repercussão mundial. Até o momento, nenhuma das vítimas foi identificada. A suspeita da PF é de que os nove corpos sejam do sexo masculino, podendo ser adultos ou adolescentes que já passaram pela puberdade. O trabalho segue os protocolos de identificação de vítimas de desastres da Interpol (DVI).
Mundo terrível
Um vídeo gravado durante um culto evangélico horas antes de um homicídio está circulando nas redes sociais e chamou a atenção em Itaituba, no sudoeste do Pará. As imagens mostram Igor de Sousa Mendes, de 19 anos, declarando publicamente amor à mãe, Marília Sousa Mendes, de 67 anos. Poucas horas depois, ele a matou com golpes de faca na residência onde ambos moravam.
Mundo terrível II
O culto foi realizado na manhã de domingo (13), em uma igreja do município. No vídeo, Igor sobe ao palco e fala para a mãe, dizendo “Eu te amo, mãe… Eu te amo”. Testemunhas informaram que ele foi batizado durante a celebração religiosa.