Em comemoração ao aniversário de Marabá, a cidade recebe um grande presente: a nova edição do Projeto “Orquestra vai à Praça”, que vai encerrar a programação oficial dos 112 anos do município, mas antes promoveu uma oficina pedagógica pra lá de divertida que colocou os alunos do 3º e 4º anos da escola municipal Basílio Miguel, no bairro Amapá, para aprender matemática com música.
Quem ministrou a oficina “Dinâmicas musicais para o ensino da matemática via ensino colaborativo”, nesta quarta-feira, dia 02 de abril, foi o pedagogo e musicoterapeuta Walkimar Guedes, que também é maestro da Marabá Carajazz Orquestra.
O ginásio da Basílio Miguel virou palco para muitas brincadeiras e alegria entre as crianças. Durante a aula diferente, foram utilizados vários recursos: bambolês, xilofone infantil, sinos e cartões traziam cor e números, que combinados entre equações matemáticas formavam sons de músicas que os alunos tinham que descobrir. Ou seja, com muita música, contas e diversão, as crianças aprenderam matemática de forma lúdica e prazerosa. Muitos deles acertavam rapidamente ressaltando que as dinâmicas possibilitam o aprendizado e o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Leia mais:
“As atividades aqui foram construídas propositalmente para gerar uma música e a intenção maior era estimulá-los a fazerem os cálculos, para, no final, gerarem a música. Então, eu penso na melodia de uma música mais conhecida, distribuo, já pensando em cada nota o resultado, e entrego para eles. Ao final, tem mais uma parte que é trabalhada, que são a concentração, a percepção, onde eles vão tentar entender a música, parar para se concentrar e ouvi-la. Então, ao final, quando eles têm todo o cálculo estabelecido, tentam desenvolver e resolver a música e é muito legal ver a reação deles”, descreve o professor.
A atividade contemplou 35 alunos, que ficaram empolgados com o aprendizado de forma divertida. A pequena Safira Vitória, de 9 anos, gostou tanto que já está na expectativa em ter mais música e matemática na sala de aula.
“Eu gostei muito porque achei diferente, já que eu nunca tive isso na aula e eu quero mais coisas sobre música nas nossas aulas, porque matemática com música fica mais fácil”, afirma.
O aluno Luis Gustavo, de 10 anos, deixou bem claro que com música, a matemática se torna mais fácil de aprender.
“A aula de hoje foi boa, eu gostei. A matemática não é tão difícil e com a música fica mais fácil ainda. Aqui, a gente aprendeu várias musiquinhas com as brincadeiras de fazer as continhas que eu também acertei”, comentou.
E a ideia é mesmo que os resultados da oficina continuem nas atividades da escola. O professor Walkimar ressalta que antes da oficina, houve uma preparação com os professores da escola, que colaboraram na produção de conteúdos teóricos que vão ficar de portfólio para a escola. No contexto, o objetivo é expor as inúmeras possibilidades de aprender matemática com a música, estimulando o raciocínio lógico e utilizando instrumentos musicais. O conteúdo escolhido faz parte da pesquisa de mestrado do professor, em Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), cujo tema é “A música como ferramenta didática para o ensino da matemática”, com vertentes na perspectiva da educação especial. Para ele, a oficina se torna uma realização e permite mostrar que a música estimula a aprendizagem e deve sim ser explorada em todas as escolas.

Os professores Glaucilene de Moraes e Peterson Gabriel participaram das dinâmicas e prometem dar continuidade à iniciativa.
“Foi uma experiência louvável e um avanço muito grande nas aulas de matemática. Os alunos gostaram muito dos recursos utilizados por aqui, tanto é que quando eu não utilizo, eles sentem falta e até perguntam: ‘cadê professora?’ porque a música é muito envolvente e isso traz grande avanço no ensino desta área”, destaca a professora.
As oficinas são uma contrapartida do Projeto “Orquestra vai à praça” que é realização da TheRoque Produções e Ministério da Cultura do Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio do Instituto Cultural Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Marabá, o projeto tem apoio institucional da Prefeitura de Marabá.
SERVIÇO
A turnê 2025 inicia no encerramento da programação oficial de aniversário de Marabá, com apresentação da Carajazz Marabá Orquestra no domingo, 06 de abril, na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, a partir das 20 horas. Mas antes, a programação inicia com Feira do Pôr Sol, às 17 horas, e discotecário Paulo Vinil, às 19 horas.
Os demais concertos acontecem em Parauapebas no dia 24 de maio, e no distrito de Serra Pelada, em Curionópolis, no dia 14 de junho, com as oficinas pedagógicas sendo realizadas nos dois municípios nos dias 23 de maio e 13 de junho, respectivamente.