A dez dias da inauguração da Policlínica e do NATEA (Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista), um grupo de 10 vereadores visitou as instalações dos dois órgãos, que foram construídos pelo governo do Estado no Bairro Novo Horizonte, em Marabá, para atender pessoas de 12 municípios da região sudeste.
Os vereadores atenderam a um convite do deputado estadual Chamonzinho (MDB), acompanhado do secretário adjunto de Estado de Saúde, Sipriano Ferraz, que mostrou cada sala e os serviços que serão oferecidos à comunidade.
Os parlamentares que foram conhecer a estrutura da Policlínica e NATEA são Ilker Moraes, presidente (MDB); Vanda Américo (União), primeira secretária; Dra. Cristina Mutran (MDB); Maiana Stringari (PDT); Jocenilson Silva (MDB); Miterran Feitosa (REP); Márcio do São Félix (PSDB); e Ubirajara Sompré (MDB).
Leia mais:Chamonzinho explicou que a obra será entregue pelo governador Helder Barbalho no dia do aniversário de 112 anos de Marabá, em 5 de abril próximo. Ele reconheceu a grande demanda da população de Marabá e região por serviços especializados na área de saúde, e que observou que o governo do Estado vem executando planejamento estratégico para fortalecer os serviços de saúde nesta região. “Apenas no NATEA, teremos cerca de 200 pessoas com Espectro Autista sendo atendidas de forma adequada e especializada”, antecipa Chamonzinho.
Para descentralizar os serviços de saúde especializados da capital para Marabá e região, a Policlínica/Natea de Marabá deve atender em média doze municípios da região sudeste paraense.
A estrutura conta com 2.482,55 m² de área construída, dois pavimentos e 53 salas. O equipamento público, construído pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), possui investimento estadual de R$ 26 milhões.
Sipriano explicou que, após a entrega do espaço, serão ofertados atendimentos e serviços de saúde de forma mais acessível à população, com contribuição para a prevenção, diagnóstica e tratamento de doenças, e promoção também da saúde e do bem-estar da comunidade. O prédio é contemplado com uma sala de tomografia; uma de ressonância magnética; sala de Raio-x; duas salas de procedimentos invasivos; sala de recuperação; sala de mamografia; sala de ultrassonografia; densitometria; consultório ginecológico; consultório de otorrino e oftalmológico; sete salas de consultórios indiferenciados; salas de processamentos; endoscopia; uma sala de recuperação; quatro salas de coleta e três tipos de laboratórios diferenciados. Toda essa estrutura será responsável por oferecer 35 especialidades médicas para a comunidade.
“Estarão disponíveis mais de 7.000 consultas por mês, mais de 35 mil exames, um centro de diagnóstico de biópsia e tudo de mais moderno disponível no mercado”, antecipa Sipriano. O objetivo do governo do Estado com a construção da Policlínica/Natea é descentralizar o atendimento da capital e desafogar as demandas de consultas e especialidades nos Hospitais Regionais da rede pública estadual”, explicou Sipriano.
Na avaliação do presidente da Câmara, Ilker Moraes, a Policlínica e o NATEA vão dar um salto quantitativo e qualitativo na saúde de Marabá e região com a inauguração dos novos espaços pelo governo do Estado. “A partir do dia 5 de abril, teremos garantidos em nossa cidade atendimentos especializados e suporte a pessoas com autismo para a região de Carajás. Os vereadores que aqui vieram constaram que esse centro será um marco importante para a melhoria dos serviços de saúde de nossa cidade”, disse o presidente em nome dos colegas.