Correio de Carajás

Dupla marabaense se destaca na natação carioca

Recém-contratados pelo clube de Laranjeiras, Noan Lemos e Geovana Silva provam nas piscinas que o investimento do clube rende bons resultados

Agora no Fluminense, Geovana e Noan participam de competições mensais

Dois jovens atletas marabaenses estão brilhando nas piscinas cariocas. Noan Lemos Gonçalves, 15 anos, e Geovana Silva, também com 15 anos, dominaram as águas do Parque Aquático do Clube de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, e obtiveram resultados exímios, de causar orgulho a seus conterrâneos.

Recentemente, a dupla fechou contrato com o Fluminense Football Club, que não é apenas um time de futebol, mas um clube multidesportivo sediado na cidade do Rio de Janeiro. Agora longe das águas marabaenses, os jovens nadadores encaram, com disciplina, uma rotina voltada para a evolução de suas performances entre as raias da piscina.

No último final de semana, dias 22 e 23 de março, a dupla participou do 2º Circuito Celebridades Infantil e Juvenil, realizado na capital fluminense e promovido pela Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (FARJ). A competição serviu também como seletiva para obtenção de índices para o Campeonato Brasileiro de Natação, que acontecerá em maio, na cidade de Uberlândia (MG), na categoria Juvenil.

Leia mais:

NOAN EM DESTAQUE

O bom desempenho de Noan nas piscinas não é surpresa para os marabaenses. Há cerca de dois anos o Correio de Carajás acompanha e noticia as conquistas do jovem prodígio. Recém-contratado pelo clube carioca, esta foi sua primeira competição oficial defendendo o Fluminense.

Com uma extensa bagagem de competições ganhas e melhora progressiva no tempo dentro da piscina, Noan demonstrou grande desempenho na competição – apesar de estar há apenas um mês treinando na nova casa – e conquistou três medalhas em quatro provas disputadas. Ele foi ouro nos 100 metros borboleta, com o tempo de 1min02s19, além de duas medalhas de prata, uma nos 100 metros livre (1min02s19) e outra nos 50 metros livre (25s52). O nadador também ficou em quinto lugar nos 100 metros peito.

Aos 15 anos, Noan já é uma grande promessa da natação brasileira

Para além das medalhas, os resultados garantiram a Noan uma vaga no Campeonato Brasileiro de Natação, com três índices técnicos. Apesar disso, ele segue focado, em busca de mais marcas classificatórias.

Em conversa com a reportagem deste CORREIO, Francisco Gonçalves, pai de Noan, contou que a comissão técnica do garoto, formada pelos treinadores Luís Cláudio (Lula) e Felipe Desterro, avaliou positivamente seu desempenho, destacando que, apesar do pouco tempo de preparação no Fluminense, ele já mostrou grande evolução.

“É possível que nas próximas competições ele já possa acrescentar as provas de 200 metros livre, 400 livre e os 200 medley”, acrescenta o genitor, com orgulho.

Mas, apesar dos feitos positivos, a trajetória de Noan no esporte tem sido marcada por desafios. De acordo com Francisco, recentemente o jovem nadador foi excluído do programa Bolsa Talento e do Troféu Rômulo Maiorana pela Federação Paraense de Desportos Aquáticos (FPDA). A alegação é de que não estava federado no Pará. Contudo, a decisão é polêmica, uma vez que os critérios de seleção levam em consideração os resultados de 2023 e as competições regionais e nacionais de 2024, período em que ele, Noan, defendia o manto do Clube do Remo.

Agora no Fluminense, Noan foca nos treinos com o objetivo de alcançar o sonho de todo atleta: participar de uma Olimpíada.

GEOVANA BRILHA

Quem também se destacou na competição foi Geovana. Assim como Noan, até o fim de 2024 ela defendia o Clube do Remo. Agora no Fluminense, a nadadora conseguiu melhorar seus tempos e conquistou uma medalha de bronze nos 200 metros medley. A garota está há apenas 17 dias no Rio de Janeiro, e sua evolução já é perceptível.

Em conversa com o Correio de Carajás, Marcos Antônio, pai de Geovana, revelou que o treinador (que é o mesmo de Noan), Felipe Desterro, e a diretoria do Fluminense, destacam o grande potencial e o futuro promissor de Geovana na natação. Com uma rotina de treinos intensa, a jovem nada cerca de sete quilômetros por dia, além de realizar outras atividades necessárias para o desenvolvimento desportivo. Para o futuro imediato, seu objetivo é a classificação para o Campeonato Brasileiro de Natação, no final de maio.

Há 17 dias no Rio de Janeiro, Geovana impressiona com bons resultados

Morando longe da família, Geovana divide um apartamento com outra atleta, sendo que os custos de moradia são pagos pelos pais. O Fluminense, por sua vez, oferece a ela uma bolsa estudantil em um colégio particular e alimentação. Mas as despesas com suplementos, trajes esportivos e outros itens ainda representam um desafio financeiro para a família.

Diante dessa realidade, Geovana busca patrocinadores para continuar sua trajetória no esporte e fortalecer seu sonho de se tornar uma atleta olímpica. A família e outros atletas de Marabá também aguardam a liberação do Bolsa Atleta Municipal, um apoio financeiro prometido há anos, mas que até agora não foi concretizado.

Enquanto isso, a garota segue treinando com afinco, em busca de mais medalhas para si, seu time e sua cidade natal.

(Luciana Araújo)