Correio de Carajás

Animação perdida da Disney de 1928 é recuperada no Japão

Antes de ser um rato, Mickey Mouse, que acaba de completar 90 anos, foi um coelho. Chamado de Oswald, o Coelho Sortudo, o personagem foi criado por Walt Disney em setembro de 1927. No ano seguinte, o empresário perdeu os direitos autorais do coelhinho, e acabou o transformando no rato mais famoso do planeta.

No total, Disney desenvolveu 26 curtas-metragens de Oswald. Muitos deles se perderam com o tempo mas, segundo o jornal japonês Asahi Shimbum, a cópia física de um desses filmes foi encontrada na coleção de Yasushi Watanabe, um pesquisador de 84 anos que é apaixonado por animação.

Oswald, o Coelho Sumido

Leia mais:

Foi graças ao artista David Bossert que a comunidade cinematográfica percebeu que quase todos os filmes de Oswald, o Coelho, tinham sumido. Ao lançar Oswald, o Coelho Sortudo: A Busca pelos Desenhos Perdidos da Disney, um livro sobre essas produções, ele e o Walt Disney Archives começaram a ser contatados por pessoas do mundo inteiro.

Livro sobre os curtas perdidos do personagem Oswald, o Coelho Sortudo, de Walt Disney (Foto: Divulgação)
LIVRO SOBRE OS CURTAS PERDIDOS DO PERSONAGEM OSWALD, O COELHO SORTUDO, DE WALT DISNEY (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Uma delas foi Watanabe que, ao ler a obra, se deu conta que talvez aquela cópia de dois minutos fosse uma das relíquias perdidas de Disney. E era mesmo. “Eu sou fã da Disney há tanto tempo que estou feliz em poder colaborar”, afirmou ele ao Asahi Shimbum.

Oswald, o Coelho Sortudo (Foto: Divulgação)
OSWALD, O COELHO SORTUDO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

(Fonte:revistagalileu)