Correio de Carajás

Sem Vinicius Jr., Seleção sub-20 tenta garantir Paulinho e outros “europeus” no Sul-Americano

A ausência de Vinicius Junior no Sul-Americano sub-20 está definida. A competição, que ocorrerá em janeiro, no Chile, não será realizada em uma data Fifa. Por isso, os clubes não são obrigados a liberar os jogadores para a seleção brasileira. O Real Madrid já disse “não” sobre Vinicius, mas a CBF tenta a liberação de outros atletas.

Paulinho, ex-Vasco e atualmente no Bayer Leverkusen, é uma das prioridades. Quanto à liberação dele por parte do clube alemão, ainda não há uma definição. O técnico da Seleção sub-20, Carlos Amadeu, disse que a comissão técnica está construindo o diálogo para tentar ter o jogador no Sul-Americano.

A missão liberação para o Sul-Americano Sub-20 no Chile — Foto: Infoesporte
A missão liberação para o Sul-Americano Sub-20 no Chile — Foto: Infoesporte

Até agora, só dois nomes que têm sido convocados e jogam fora do Brasil estão liberados pelos seus clubes: o meia Marcos Bahia (Estoril-POR) e o atacante Marquinhos Cipriano (Shakhtar Donetsk-UCR).

Em breve, representantes da seleção brasileira sub-20 viajarão pela Europa para tentar garantir outros nomes na competição, que dará quatro vagas no Mundial da categoria. Os destinos são os seguintes: Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda.

Leia mais:

Por lá, a ideia é garantir que o zagueiro Rodrigo Guth (Atalanta-ITA), o lateral-direito Vitinho (Cercle Brugge-BEL), o meia Mauro Junior (PSV-HOL), e os atacantes Paulinho (Bayer Leverkusen-ALE) e Matheus Cunha (RB Leipizig-ALE) sejam autorizados a representar o Brasil.

– Para o Sul-Americano, a gente tem construído com os clubes essa condição (de liberação). Convocamos 45, 50 atletas até agora (nos amistosos de preparação), justamente porque não temos a certeza de quais são os atletas que estarão com a gente no Sul-Americano. Estamos construindo aqui no Brasil, com os clubes, e também com os clubes de fora. Alguns a gente já tem uma afirmativa positiva para o Sul-Americano, outros já uma negativa, mas um “sim” para o Mundial. Outros a gente está indo visitar agora para bater o martelo se vão ou não – disse o técnico Carlos Amadeu.

A convocação da Seleção para o Sul-Americano ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no fim de novembro ou início de dezembro. A preparação na Granja Comary, em Teresópolis, será a partir de 18 de dezembro. A competição começa dia 17 de janeiro, no Chile.

Depois do empate sem gols com a Colômbia na quinta-feira, em Belo Horizonte , o Brasil sub-20 volta a jogar na próxima terça, em Goiânia, novamente contra os colombianos.

(Fonte:G1)