Mais do que estender a permanência dos estudantes na escola, o ensino integral potencializa o aprendizado, amplia oportunidades de desenvolvimento pessoal e auxilia na realização de projetos de vida. O protagonismo é uma das marcas desse modelo educacional, que impacta diretamente a rotina e o futuro dos alunos. Em Marabá, na Região de Integração de Carajás, essa realidade se reflete na Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Dorothy Stang, onde estudantes descobrem talentos e novos horizontes para suas carreiras por meio de projetos e incentivos diários.
Na 3ª série do Ensino Médio, Daniel Rodrigues Lima encontrou no ensino integral o impulso necessário para desenvolver sua vocação como poeta e escritor. Através do componente curricular Projeto de Vida e das aulas de Língua Portuguesa e Redação, ele aprimorou sua escrita e consolidou sua paixão pela poesia. “O interesse pela poesia surgiu ainda na infância. Sempre que lia um poema, sentia uma chama acender dentro de mim. A escola sempre me apoiou, principalmente quando participei de um concurso interno. Meus professores reconheceram meu talento e me indicaram sites de concursos e editoras especializadas, o que me motivou ainda mais. Hoje, já escrevi 100 poemas autorais e estou prestes a publicar meu primeiro livro, o que me enche de orgulho”, conta o jovem escritor.
Do sonho ao primeiro livro publicado
Leia mais:Daniel explica que seu livro, “Uma viagem ao jardim dos ecos”, reúne 60 poemas e teve grande influência da escola no seu processo de desenvolvimento. “Quero agradecer à equipe gestora pelo incentivo. Meu livro tem tudo a ver com Redação e Projeto de Vida, pois minha habilidade em criar textos poéticos foi ampliada graças a essas disciplinas. Agora, me vejo também como um escritor de romances e já planejo meu segundo livro. Quero inspirar outros estudantes a acreditarem no próprio potencial e a buscarem realizar seus sonhos, assim como eu”, afirma o estudante, que aguarda ansiosamente o lançamento de sua primeira obra.
A professora Luciana Noleto Borges, que leciona Língua Portuguesa na escola, destaca a importância do ensino integral para alunos e educadores. “O maior tempo na escola possibilita um acompanhamento mais próximo. Podemos oferecer acolhimento, conversas e estímulo para que cada estudante descubra e desenvolva suas habilidades. Muitas vezes, os alunos não enxergavam certas possibilidades antes de ingressar no ensino integral”, explica.
Além das aulas regulares, a educadora lidera o projeto “Chá com Livros”, um clube de leitura que incentiva o hábito de ler e escrever. Foi nesse contexto que Daniel aprofundou seu gosto pela literatura. “Ele sempre gostou de matemática, mas, com o estímulo do clube e das aulas, despertou para a escrita. Um dia, me mostrou seus manuscritos e, a partir daí, o incentivei a participar de concursos literários. Hoje, não apenas Daniel, mas outros alunos também se engajam na leitura e escrita, o que fortalece esse movimento dentro da escola”, ressalta a professora.
Expansão do ensino integral no Pará – Com o compromisso de proporcionar uma educação de qualidade, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), expandiu o ensino integral na rede pública estadual. Em 2024, mais 49 escolas aderiram ao Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 162 unidades. O crescimento das matrículas é expressivo: enquanto em 2018 havia 6 mil estudantes matriculados no modelo integral, em 2025 o número saltou para 48 mil, ampliando em oito vezes a capacidade de atendimento.
A Escola Estadual de Tempo Integral Irmã Dorothy Stang dispõe de infraestrutura adequada para oferecer um ensino de qualidade. Entre os destaques, está a sala de leitura, que proporciona um ambiente acolhedor e diversificado para os estudantes explorarem a literatura. Francisco Vieira, diretor da unidade, reforça a importância desse espaço. “O ensino integral permite que os alunos descubram e aprimorem suas habilidades por meio dos componentes curriculares e atividades extracurriculares. Quanto mais tempo na escola, maior a interação entre gestão, professores, colaboradores e alunos, os verdadeiros protagonistas desse processo”, afirma.
O gestor também celebra as conquistas de Daniel. “O incentivo que ele recebeu tem servido de inspiração para outros estudantes que também escrevem romances e poesias. Seu talento já foi reconhecido nacionalmente: um de seus poemas foi publicado no livro Sarau Brasil 2024 – Seleção Poesia Brasileira. Além disso, outro poema de sua autoria foi selecionado para compor a antologia ‘TERRA’, que será lançada na FLIP 2025, em Paraty (RJ). Esse despertar para a literatura só foi possível porque o ensino integral proporcionou um ambiente propício ao desenvolvimento de seus talentos”, conclui Francisco.
Chá com Livros – A iniciativa “Chá com Livros” acontece a cada bimestre e tem como objetivo estimular a leitura entre os alunos. A dinâmica consiste em permitir que os estudantes escolham um livro para ler e, em outro momento, a professora seleciona uma obra para a turma discutir. Esse projeto tem sido um dos grandes responsáveis por revelar novos talentos e fortalecer o hábito da leitura na escola.
(Agência Pará)