Correio de Carajás

Parauapebas projeta Programa Jovem Mobiliza

Programa Jovem Mobiliza terá foco nas ações e metas para o ano de 2025

No dia 18 de fevereiro de 2025, foi realizada uma reunião de planejamento do Programa Jovem Mobiliza (JM), com foco nas ações e metas para o ano de 2025. O encontro contou com a participação de representantes do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), Vale, Ciclo-Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) com o objetivo de fortalecer o apoio à inclusão social e ao protagonismo dos jovens de 15 a 29 anos em Parauapebas, para reduzir a pobreza e ampliar as oportunidades para essa faixa etária.

A principal pauta da reunião foi o planejamento das ações para o ano de 2025, com foco em garantir maior inclusão social e incentivar o protagonismo juvenil. O programa busca promover o fortalecimento dos jovens, contribuindo para a redução da pobreza e criando novas oportunidades de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

“Nossos jovens são o futuro de amanhã, por isso, precisamos cuidar e ofertar oportunidade para garantir um futuro melhor. Essa gestão tem compromisso com as famílias de Parauapebas e vamos continuar trabalhando incansavelmente para reconstruir nossa cidade”, relatou Neil Armstrong, secretário de Assistência Social.

Leia mais:

As famílias participantes do programa Jovem Mobiliza são avaliadas com base em cinco dimensões principais: infraestrutura, renda, educação, saúde e nutrição. Cada área recebe um peso específico, permitindo uma análise detalhada e personalizada, garantindo que as intervenções do programa atendam às necessidades reais de cada família.

Até o momento, o programa alcançou avanços significativos. A meta para 2025 é atingir 900 jovens e suas respectivas famílias. Atualmente, 780 famílias foram cadastradas e aprovadas para participar, e cerca de 680 adolescentes já estão envolvidos nas oficinas presenciais e online oferecidas.

O programa oferece diversas formas de apoio aos participantes, com o objetivo de garantir a participação ativa dos jovens em todas as etapas do processo. Entre os benefícios oferecidos estão: apoio ao deslocamento, alimentação, celular (a ser fornecido a partir de abril de 2025), plano de internet e apoio na elaboração do ativo familiar.

Até o momento, foram realizadas 31 oficinas presenciais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e 25 oficinas online. Durante a reunião, também foram definidos os seguintes pontos-chave para o andamento do programa em 2025:

  • Estabelecer uma comunicação eficaz com os novos gerentes do programa, utilizando o WhatsApp como principal ferramenta de contato.
  • Cadastrar mais 150 jovens, atingindo a meta de 900 participantes até o final de 2025.
  • Identificar os locais das oficinas presenciais e verificar a possibilidade de manter os mesmos locais do ano anterior.
  • Garantir que os CRAS continuem a oferecer apoio aos jovens participantes após a conclusão do programa, prevista para novembro de 2025, tornando-se um ponto de apoio contínuo.

A formação dos jovens será um dos principais focos do programa, com início previsto para abril de 2025. O objetivo é desenvolver as habilidades e competências dos participantes, oferecendo as ferramentas necessárias para que atuem de forma positiva em suas comunidades, contribuindo para a construção de um futuro mais próspero.

O Programa Jovem Mobiliza segue avançando em 2025, buscando promover a inclusão e o empoderamento dos jovens em Parauapebas, contribuindo para um futuro mais igualitário e cheio de oportunidades.

Estiveram presentes na reunião Alexandra França, técnica de referência da PSB; Arlilson Araujo, coordenador da PSB e do Programa Jovem Mobiliza; Juliano Pereira, Tamara Oliveira e Lidya Cruz, representantes da Vale; Ingred Lima, representando o Relacionamento Institucional PL; Ivanise Riciati, da Gerência Pará de Relações com a Comunidade, Gerência Norte; e Livia Magalhães, da Responsabilidade Social MS (ANS).