Maria foi o nome mais registrado em Parauapebas entre 2024 e janeiro deste ano, liderando a lista com 282 escolhas, a maioria delas sendo usada em nome composto. O levantamento exclusivo foi realizado a pedido do portal Correio de Carajás pelo Cartório Emílio Gallo, que registrou um total de 4.783 nomes durante esse período.
Mas na hora de escolher o nome para os meninos, os pais se afastaram das escolhas tradicionais e optaram por Ravi, ocupando o 1° lugar entre os nomes masculinos, sendo registrado 117 vezes.
Ainda no cenário de nomes femininos, o segundo lugar da lista de registros, após Maria, é ocupado por Ayla, que, com 113 registros, significa “luz da lua”.
Leia mais:Na 3ª posição, Helena apareceu em 78 registros e, fechando o quarto lugar entre os nomes femininos, está Aurora, com 73 vezes em bebês parauapebenses.
Já entre os nomes masculinos, Anthony está em segundo lugar com 111 registros. João (sendo a maioria nome composto), que nunca sai de moda, garantiu o 3º lugar com 104 vezes no cartório, mantendo-se fiel à tradição. Por fim, Noah, nome equivalente a Noé, significa descanso e de longa vida, está com 79 registros.
Pequena parauapebense
A pequena Maria Helena nasceu este ano em Parauapebas. A mãe, Jordânia, escolheu o nome da segunda filha com base na primogênita, Maria Cecília, nascida em 2017, que sempre foi calma, tranquila e inteligente. A escolha do nome Maria se deve à sua conexão com a paz, a tranquilidade e ao simbolismo da mãe de Jesus. (Theíza Cristhine)
Confira a lista dos nomes femininos:
1° Lugar: Maria.
2° Lugar: Ayla.
3° Lugar: Helena.
4° Lugar: Aurora.
Confira a lista dos nomes masculinos:
1° Lugar: Ravi.
2° Lugar: Anthony.
3° Lugar: João.
4° Lugar: Noah.