O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou na tarde desta sexta-feira, 21, no Centro de Convenções em Marabá, 1.116 chromebooks, um novo tipo de notebook com sistema operacional Chrome. Com isso, a educação no Estado amplia as possibilidades pedagógicas e garante mais acesso à tecnologia para estudantes e educadores.
Acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho, da vice-governadora Hanna Gassan, dos deputados estaduais Chamonzinho (MDB), Chicão (MDB) Aveilton Souza (PSD) e Dirceu tem Caten (PT), secretário regional João Chamon, além de vereadores de Marabá, como o presidente da Câmara Municipal, Ilker Moraes (MDB), Helder explicou que o Programa ‘Conecta Educação’ é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e tem o objetivo de modernizar a rotina das escolas estaduais, permitindo que qualquer sala de aula se transforme em um laboratório digital.

Para Helder Barbalho, expandir o acesso a recursos tecnológicos e educacionais é fundamental. “Nós temos feito um conjunto de investimentos e estratégias para elevar a qualidade do ensino básico no Pará. Os resultados tem sido extremamente importantes. No último IDEB o Pará saiu de 26ª colocação para o 6º lugar, foi o maior crescimento da história no Brasil. Mas podemos avançar ainda mais e o Conecta Educação vai permitir que todos os alunos da rede estadual, e estamos falando de mais de 565 mil alunos, possam ter acesso a informática a partir da distribuição de 36 mil chromebooks em todo o Pará. Essa é uma parceria do governo com a Google, e hoje estamos aqui para distribuir para todas as escolas do sul e sudeste do Estado”, disse o governador Helder, ressaltando que cada escola receberá no mínimo 36 notebooks.

O objetivo é garantir que todas as escolas possam ter acesso a essa tecnologia, permitindo que professores em sala de aula possam fazer a gestão do uso e ministrar aulas de acordo com sua estratégia pedagógica a partir da ferramenta do notebook.
“Todos os alunos estarão conectados ao seu computador e o professor, ministrando a aula, também com uma máquina. A partir daí, estarão sendo feitos questionários, provas, reprodução do material didático e tudo isso, gerando informação para o professor daquilo que o aluno está fazendo durante o uso do equipamento”, explica Helder, que contou com a presença de alguns prefeitos da região.
Deputado
Ao lado do governador, o deputado estadual Chamonzinho (MDB) enfatizou a importância do programa ‘Conecta Educação’ que vai inovar ainda mais dentro de sala de aula, aliando tecnologia e pedagogia. “São 36 mil notebooks que vão ser entregues para mais de 900 escolas. O Governo do Estado tem investido na educação e vão continuar, para melhorar cada vez mais a vida da população”.

Para o secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, essa é mais uma ação importante do governado, mostrando seu olhar carinhoso e sempre atento à região.
“Estou muito feliz em compartilhar tantas boas notícias durante o governo Helder. Nós já pagamos o maior salário do Brasil para os professores, temos inúmero avanços, temos alunos campões e destaque nacional do Enem 2024. O Pará está vivendo grande momento sobre a batuta do governador Helder Barbalho”
De acordo com Magno Barros, dirigente regional de ensino (DRE Marabá), essa é a segunda etapa de um projeto da Seduc. “Todas as escolas já receberam a internet da Starlink, e agora estamos recebendo esses laboratórios móveis. Mais tecnologia, mais interatividade para que alunos e professores, para que eles possam buscar uma educação cada vez mais de qualidade. O governador já deixou seu nome na história da educação do Pará”.
ITERPA
O governador do Estado aproveitou a vinda à Marabá e entregou mais de 90 títulos de terra, através do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), dando prosseguimento a agenda de regularização fundiária. “Sabemos que é uma pauta extremamente importante para essa região que é altamente produtiva do sul e sudeste no Pará. Isso traz paz no campo e certeza aos investidores, além de assegurar ao produtor rural a tranquilidade produtiva a partir do seu título definitivo”, disse Helder Barbalho. (Ana Mangas)