Correio de Carajás

Karla Sofía Gascón se nega a faltar ao Oscar, segundo site

‘Emilia Pérez’ concorre com o brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ em três categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Karla Sofía Gascón e Fernanda Torres)

A atriz Karla Sofía Gascón no evento de lançamento de Emilia Pérez (2024) na Cidade do México, em janeiro de 2025 — Foto: Getty Images

A atriz Karla Sofía Gascón planeja comparecer à cerimônia do Oscar de 2025. A estrela de ‘Emilia Pérez’ (2024) já faltou às cerimônias do BAFTA e do Goya, premiações máximas das indústrias cinematográficas do Reino Unido e da Espanha. Agora, a imprensa internacional diz que ela também não irá à edição de 2025 do SAG Awards, o prêmio do Sindicato de Atores de Hollywood. No entanto, ela faz questão de estar presente no Oscar.

Apesar de indicada ao Oscar de melhor atriz por ‘Emilia Pérez’, Gascón está sendo escanteada pelos produtores do longa em meio à campanha de promoção da obra tendo em vista a atual temporada de premiações. Ela é alvo de críticas enfáticas após serem encontrados em suas redes sociais uma série de ​posts com conteúdos xenófobos, racistas e islamofóbicos​.

A imprensa internacional já noticiou boatos de que os produtores de ‘Emilia Pérez’ inclusive preferem que Gascón não vá ao Oscar. Ainda assim, o site Page Six relata que a atriz já informou a amigos que estará presente na cerimônia marcada para o próximo dia 2 de março. Próxima da artista, a diretora Stefania Rossella Grassi foi a responsável por expor os planos da amiga.

Leia mais:

Em meio aos momentos turbulentos que vivencia, Gascón foi para a Itália, passar um período na companhia de pessoas próximas, sendo Stefania Rossella Grassi uma delas.

Karla Sofía Gascón em Emilia Pérez (2024) — Foto: Divulgação
Karla Sofía Gascón em Emilia Pérez (2024) — Foto: Divulgação

A diretora disse ao Page Six: “A Karla estava feliz de estar conosco, entre pessoas que a amam e que conhecem seu coração imenso”. Depois ela afirmou sobre a presença da atriz no Oscar: “Creio que os Estados Unidos, meritocráticos, a receberão com carinho na noite do Oscar… Ela merece o nosso apoio, nós, diretores que conhecemos o seu coração e que já trabalharam com ela”.

Gascón se pronunciou sobre seus posts antigos há algumas semanas, por meio da conta dela no Instagram. A atriz espanhola pediu desculpas a “todos que foram feridos ao longo do caminho”, prometendo ficar em silêncio e “deixar o trabalho falar por si”. Anteriormente, em entrevista à versão em espanhol do canal CNN, ela disse que seus posts foram tirados de contexto.

O pôster de Emilia Pérez (2024) sem imagens de Karla Sofia Gascón, protagonista do filme — Foto: Divulgação
O pôster de Emilia Pérez (2024) sem imagens de Karla Sofia Gascón, protagonista do filme — Foto: Divulgação

‘Emilia Pérez’ concorre em 13 categorias no Oscar de 2025.

O longa dirigido pelo francês Jacques Audiard é o grande rival do brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ (2024). A obra do diretor Walter Salles concorre em três categorias, todas também disputadas pela obra com Gascón: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres).

Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui (2024) — Foto: Divulgação
Fernanda Torres em Ainda Estou Aqui (2024) — Foto: Divulgação

‘Emilia Pérez’ mostra Karla Sofía Gascón no papel de líder de um cartel mexicano que conta com a ajuda de uma advogada interpretada por Zoë Saldaña para desaparecer por meio de um processo de transição de gênero.

Zoë Saldaña e Karla Sofia Gascon em cena de Emilia Pérez (2024) — Foto: Reprodução
Zoë Saldaña e Karla Sofia Gascon em cena de Emilia Pérez (2024) — Foto: Reprodução

O longa com Gascón também vem sendo extremamente criticado pela população mexicana. O filme é acusado de apropriação cultural e representação estereotipada do México. O diretor Jacques Audiard já pediu desculpas públicas pelos incômodos causados por seu trabalho.

Audiard se pronunciou sobre as críticas ao filme há algumas semanas, em entrevista ao canal CNN. O cineasta afirmou: “Se há coisas que parecem chocantes em ‘Emilia Pérez’, então peço desculpas… O cinema não fornece respostas, apenas faz perguntas. Mas talvez as perguntas em ‘Emilia Pérez’ estejam incorretas”.

(Fonte:G1/ Monet)