Um equipamento do Aeroporto de Marabá que auxilia os pilotos a pousarem estava inoperante e precisou receber um avião especial da FAB (Força Aérea Brasileira) para testar e deixar tudo nos “trinques”.
O teste ocorreu no último domingo (9), com vários voos rasantes pela cidade, o que deixou muitas pessoas apreensivas com o que estava acontecendo.
A função de um avião do GEIV é inspecionar a qualidade dos sinais emitidos pelos equipamentos de auxílio à navegação aérea. O GEIV é o Grupo Especial de Inspeção em Voo, uma unidade da Força Aérea Brasileira (FAB).
Leia mais:O GEIV é a unidade responsável por inspecionar e homologar auxílios visuais essenciais para a segurança das operações aéreas. Entre esses dispositivos, destaca-se o PAPI, que orienta pilotos durante a aproximação para pouso, garantindo um alinhamento preciso e seguro.
As aeronaves do GEIV são equipadas com instrumentos de aferição e realizam medições e análises. Com isso, o GEIV garante a segurança das aeronaves e dos procedimentos de navegação aérea.
Todos os procedimentos ocorreram apenas no domingo e a aeronave já voltou para sua base, em Brasília.