Mais de R$ 7 milhões em vendas é a expectativa da Associação Comercial de Marabá (ACIM) para o fim de semana da promoção. Isso porque, como ocorre na maioria das lojas que aderem a Black Friday, a sexta-feira (16) se estenderá por todo o final de semana, prologando os dias de descontos para o consumidor.
A famosa Black Friday foi inicialmente disseminada nos Estados Unidos na década de 1960 com reduções expressivas nos preços de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de grandes armazéns, fazendo com que os consumidores chegassem a dormir, como fazem até hoje, nas filas para entrar nas famosas lojas de departamentos e aproveitar as liquidações. No Brasil, a Black Friday só chegou oficialmente em 2010, principalmente nas vendas online, na qual a promoção é mais difundida.
Segundo Caetano Reis, Diretor da ACIM e presidente do Conselho de Jovens Empresários (CONJOVEM), a Black Friday se chamará Black Week no comércio marabaense. “O propósito da Black Friday é justamente de você colocar aquela mercadoria, que infelizmente você ainda está empatada com ela no seu estoque, para fora, para que você consiga vende-la a um preço mais em conta. Assim, lojista pode renovar o seu estoque com produtos novos para o Natal, período em que o comércio fica ainda mais aquecido por conta do 13º salário”, afirma.
Leia mais:Por outro lado, esta também é a época em que o PROCON recebe mais denúncias, principalmente em relação à publicidade enganosa por parte de algumas lojas. Segundo Zélia Lopes, coordenadora do órgão em Marabá, os consumidores devem redobrar os cuidados ao adquirirem algum produto na Black Friday, principalmente com relação à política de trocas das empresas, que nem sempre são permitidas em promoções como esta. “O consumidor de estar atento se o produto tem algum defeito visível, porque na compra feita pela internet, você tem direito ao arrependimento, mas no estabelecimento físico não”.
Em relação às compras feitas pela internet a recomendação é que o consumidor verifique o tempo em que os sites estão ativos. Isso porque muitos golpes ocorrem através de sites que são abertos uma semana antes da Black Friday, com o objetivo de enganar o consumidor com mercadorias que nunca serão enviadas. “É de extrema importância verificar se o site tem reclamações, porque lá tem as opiniões. Então, o consumidor atento deve tirar prints dos diálogos e da publicidade”.
(Adriana Oliveira)
Serviço – O consumidor pode entrar em contato pelo canal de atendimento do PROCON local 3322-5651.