Correio de Carajás

Unifesspa vai sediar conferência para discutir formação médica

Evento nesta quinta-feira, dia 13, antecede vinda de comissão do MEC no dia 26 para última avaliação antes de implantação do curso de medicina em Marabá

Várias comissões do MEC, como a CAMEM, já estiveram em Marabá para avaliar a implantação do Hospital Universitário da Unifesspa

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizará, no próximo dia 13 de fevereiro de 2025, a conferência “Medicina Unifesspa: Sonhos, Trajetórias e Desafios para a Formação de Profissionais Médicos no Sul e Sudeste do Pará”. O evento ocorrerá no Auditório Central da Unifesspa na Unidade 3, Cidade Jardim, das 8h30 às 17h.

Com a participação de acadêmicos, gestores públicos, profissionais da saúde e comunidade geral, a conferência visa debater o fortalecimento do ensino médico e os impactos na saúde regional. Além disso, refletir sobre avanços e também propor soluções para qualificar a assistência à saúde em uma região que enfrenta carências históricas.

A programação inclui palestras, mesas redondas e a participação de autoridades como o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Francisco Ribeiro, a vice-reitora Profa. Dra. Lucélia Cavalcante, o prefeito de Marabá, Toni Cunha, o secretário municipal de Saúde, Werbert Ribeiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Marabá, Ilker Moraes, e professores da Unifesspa. Representantes políticos da bancada paraense também marcarão presença, reforçando o apoio ao projeto do curso de medicina.

Leia mais:

Destaques da programação

Após a mesa de abertura, às 9h30, o reitor Francisco Ribeiro abrirá as palestras com o tema “Medicina Unifesspa: Sonhos, Trajetórias e Desafios”, abordando a importância do curso para a região. Na sequência, às 10h30, o secretário Werbert Carvalho discutirá a relação entre formação médica e desenvolvimento regional, destacando o papel do Hospital Universitário. Com o tema “Curso de Medicina da Unifesspa: Estrutura, Diretrizes e o Futuro da Formação Médica”, a palestra ministrada pelo Prof. Dr. Luann Wendel encerra a programação da manhã.

As atividades do turno vespertino iniciarão às 14h, com a Mesa Redonda I, que trará experiências de sucesso no ensino médico na Amazônia, com coordenadores de cursos da UFPA e UEPA. Finalizando a programação, às 16h, a Mesa Redonda II debaterá os desafios práticos da implantação do curso, com participação do diretor do IESB/Unifesspa, Prof. Dr. Roberson Casarin, e do presidente da OAB Marabá, Dr. Rodrigo Botelho da Costa.

As inscrições são gratuitas, e os participantes receberão materiais informativos sobre o curso de medicina da Unifesspa. O credenciamento inicia às 8h30, seguido de coffee break e intervalo para almoço.

No dia 26 deste mês, uma comitiva da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) estará na cidade para analisar os últimos detalhes para implantação do Hospital Universitário, entre eles uma área apropriada para erguer a obra.

 

SAIBA MAIS

Os hospitais universitários federais são importantes centros de formação de recursos humanos na área da saúde e prestam apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão das instituições federais de ensino superior às quais estão vinculados.

Além disso, no campo da assistência à saúde, os hospitais universitários federais são centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço:

Data: 13 de fevereiro de 2025

Local: Auditório Central da Unifesspa – Unidade 3, Cidade Jardim (Marabá)

Horário: 8h30 às 17h