Correio de Carajás

Golpe do falso concurso do BB rouba dinheiro de taxa; saiba como evitar

Vítimas compartilham dados com criminosos e pagam uma falsa taxa de inscrição. A instituição informou que não há inscrições abertas nem previsão para um novo processo seletivo.

Sede do Banco do Brasil, em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters

O Banco do Brasil emitiu um alerta sobre o “golpe do falso concurso”, que tem circulado em perfis de redes sociais utilizando indevidamente o nome da instituição.

O golpe começa com uma falsa página de inscrição para um concurso do BB. Ao clicar no link do site falso, o usuário é direcionado para outro ambiente online, que solicita o pagamento de uma quantia via PIX ou boleto para a inscrição e aquisição de material de estudo.

Além disso, os criminosos também utilizaram um perfil no Instagram para espalhar notícias falsas sobre outros concursos públicos.

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Em uma das postagens, foi criada uma falsa reportagem que imitava a identidade visual do g1. O objetivo era de enganar as pessoas, fazendo-as acreditar que as informações eram verdadeiras.

Após receber reclamações de vítimas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, o BB denunciou o caso às autoridades e conseguiu tirar do ar o site e a página do Instagram usados pelos criminosos.

Em nota, o Banco do Brasil ressalta que não há inscrições abertas para nenhum concurso e não há previsão para um novo processo seletivo.

“Reforçamos que não há definição sobre um novo concurso no momento e, por padrão administrativo, sempre comunicamos formalmente qualquer novidade relevante sobre o tema”, afirmou a instituição em nota.

 

Para evitar cair nesse golpe, o Banco do Brasil recomenda:

  • Desconfie de links recebidos por e-mail, SMS e redes sociais.
  • Mensagens com informações alarmantes ou urgentes geralmente são falsas.
  • Consulte sempre o site oficial do Banco do Brasil e outros canais de informação confiáveis.
  • Verifique sempre o destinatário antes de fazer uma transferência, PIX ou qualquer tipo de pagamento.
  • Caso tenha feito o pagamento do boleto ou PIX, conteste a transação pelos canais de atendimento do Banco do Brasil. Se o pagamento foi feito em outro banco, conteste na própria instituição financeira.

 

O que fazer em caso de dúvidas?

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento, disponível 24 horas por dia pelos números 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades).

(Fonte:G1)