Começou a operação de retirada dos veículos que estão em cima da estrutura remanescente da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO) na BR-226/TO/MA.
Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) promoveram a atuando na adequação das condições do encontro da ponte no lado de Aguiarnópolis, onde estão os caminhões e carros de passeio. A ação viabilizou a passagem dos veículos pelo local, que já começou a acontecer, efetivamente, nesta quinta-feira, dia 23.
Leia mais:
As equipes retiraram os caminhões mais próximos da saída da ponte e, na sequência, os demais veículos. A expectativa do DNIT é concluir a operação até esta sexta-feira.
Para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos na operação a estrutura remanescente está sendo monitorada dinamicamente, com tecnologia adequada para detectar pequenas movimentações na sua estrutura. Desse modo, o planejamento poderá ser redirecionado, caso as equipes observem movimentações na estrutura durante a operação.
Com um mês após a tragédia, a retirada dos veículos atende uma decisão da Justiça Federal.
“A expectativa é concluir a operação até o final desta semana”, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Acrescentou que técnicos estão trabalhando para estabilizar a estrutura, no lado de Aguiarnópolis, onde estão caminhões e carros de passeio. A ação viabilizou a passagem de veículos pelo local.
“A estrutura remanescente está sendo monitorada dinamicamente, com tecnologia adequada para detectar pequenas movimentações na sua estrutura. Desse modo, o planejamento poderá ser redirecionado, caso as equipes observem movimentações na estrutura durante a operação”, explicou o Dnit, por meio de nota.
Após a execução dos serviços preliminares na estrutura, um caminhão será o primeiro veículo a ser retirado. Os demais virão na sequência. (Da Redação)