Antônio Cleyton Costa Freitas foi preso suspeito de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O caso foi registrado na Rua Antonio Zucateli, esquina com a Rua Manoel Pedro de Oliveira, Bairro Jardim Vitória, no Núcleo Cidade Nova. De acordo com o relato policial, ele foi encontrado com uma pistola Taurus, calibre 9mm.
Foi na noite de terça-feira (14) que uma equipe do 34ª Batalhão da Polícia Militar atendeu denúncias de moradores que relataram terem ouvido tiros naquela região. O suspeito foi localizado em uma conveniência e, além da pistola, quatro estojos deflagrados foram encontrados com ele.
Antônio teria confessado para os policiais que realizou os disparos em via pública e alegou ser Colecionador, Atirador e Caçador (CAC), além de afirmar que a arma era de sua propriedade. Ele foi levado para a 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil e, até o fechamento dessa matéria, aguardava a audiência de custódia. A Polícia Civil não informou, até o momento, se ele de fato se enquadra como CAC.
Leia mais:A reportagem do Correio de Carajás não teve acesso ao suspeito ou aos advogados para ouvir a versão dos fatos.
SAIBA MAIS
De acordo com o artigo 16 da Lei nº 10.826/2003, também conhecida como “Estatuto do Desarmamento”, é crime: “possuir, deter, portar, fabricar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso proibido ou restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.
A pena para o crime é de três a seis anos de reclusão e multa.
O calibre 9mm é geralmente classificado como de uso restrito, exceto quando autorizado para algumas categorias específicas, como integrantes das forças de segurança ou atiradores desportivos devidamente regulamentados.
(Luciana Araújo, com informações da Polícia Civil)