Contagem regressiva. Nesta terça-feira (14), ficam faltando 300 dias para abertura da tão sonhada COP 30, o evento mais aguardado para a Amazônia e Brasil em 2024.
Apoiar pequenos negócios locais e impulsionar o desenvolvimento sustentável da economia local são alguns dos pilares do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Olhando para o presente, mas pensando no futuro, em 2024 foi lançado o “Sebrae COP 30”, um plano estratégico com foco em diversas áreas na preparação para 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro de 2025, em Belém, e fará do Pará o centro das atenções mundiais entre os dias 10 e 21 daquele mês.
O evento vai reunir líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações contra as mudanças climáticas. Na preparação para o encontro, o Sebrae firmou parceria com o governo do Estado e integra o comitê da COP 30.
Leia mais:Com isso, os pequenos negócios do interior também terão seu lugar ao sol na conferência. Segmentos como o de alimentos e bebidas, agricultura sustentável, turismo gastronômico, de negócios (Marabá) e de aventura (São Geraldo do Araguaia) serão impulsionados nas regiões de Carajás e do Lago de Tucuruí.
“Vamos aproveitar o que temos na região e veremos como o Sebrae consegue dar apoio a esses pequenos negócios, os formalizados e os que não são formalizados, ajudá-los a regularizar, fomentar e se desenvolver”, explica Alrilene Brandão, gestora da Regional Carajás I, do Sebrae, com sede em Marabá. Para a reportagem do CORREIO, ela garante que um outro foco será na internacionalização das microempresas.
“A questão é o que a COP 30 deixará de legado para os empreendedores, e o Sebrae está de olho nisso, para ver no que que ele pode ajudar”, elabora.
Com seus projetos, o Sebrae dará uma “repaginada” nos pequenos negócios, oportunizando expansão e exportação. Atualmente os empreendimentos já recebem apoio para regularizar documentação, desenvolvimento de logomarca, tabela nutricional, código de barras, rótulos em português e inglês. Para que isso aconteça, o Sebrae disponibiliza uma consultoria em tempo integral no auxílio a esses pequenos negócios.
“Além de preparar esse produto, precisamos preparar esse empreendedor, as empresas rurais. Então, a gente também dá suporte na parte da venda, de mostrar como vender, na formação de preço, que é importantíssima nesse processo. Trabalhamos o financeiro deles para que façam um controle adequado e consigam reinvestir (o lucro)”, aprofunda.
Por outro lado, a presença de pequenos negócios locais durante os dias da conferência em Belém deve acontecer, mas esse planejamento ainda está no início. Para ilustrar, Alrilene cita iniciativas da instituição que oportunizam empreendedores a levarem seus trabalhos para serem expostos e vendidos em feiras e lojas do Sebrae em diferentes cidades do Estado. Algo parecido deve acontecer durante a COP 30.
É importante destacar também o investimento no ensino das línguas inglesa e espanhola, além de um trabalho de capacitação no atendimento aos turistas que chegarão nos próximos meses. A intenção é preparar os negócios locais para receberem visitantes não só durante a COP 30, mas em diferentes momentos e datas. Por isso, o turismo de base comunitária também é incentivado como uma maneira de imergir o visitante na realidade local, proporcionando experiências ligadas à região amazônica e paraense.
Regional Carajás I realizou 81 mil atendimentos em 2024
O impacto do Sebrae pode ser visto no desenvolvimento econômico e social dos 17 municípios atendidos pela Regional Carajás I, com sede em Marabá, considerando que os números da unidade apontam mais de 80 mil atendimentos realizados em 2024.
“Tivemos 81.498 atendimentos recorrentes, sendo que Marabá foi responsável por 44.087 deles”, detalha Alrilene Brandão, gestora da regional, em entrevista exclusiva para o Correio de Carajás.
Tucuruí vem logo em seguida, mas com uma expressividade muito menor do que Marabá, tendo realizado 6.815 atendimentos. Alrilene acrescenta que durante o ano passado sua unidade deu suporte para 9.715 pequenos negócios.
O número marabaense é um recorte da cobertura massiva do Sebrae no Pará. A nível estadual, foram computados 194.321 pequenos negócios e pessoas físicas atendidas, sendo que a maior parte desse montante é dividida entre 43.914 Microempreendedores Individuais (MEI) e 43.449 donos de microempresas.
“Nós avançamos muito desde a pandemia e temos orgulho disso. E só foi possível por causa de muitos projetos que a gente faz, muitas parcerias. Por exemplo, hoje o Sebrae tem parceria com as prefeituras municipais, com o Poder Legislativo e instituições de ensino”, desenvolve a gestora.
ATUAÇÃO
Em 2024, o Sebrae reafirmou sua importância no cenário nacional ao ser reconhecido como a sexta marca mais forte do Brasil e a empresa mais socialmente responsável do país. No Pará, a instituição se destaca por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e o fortalecimento do empreendedorismo local, atuando em todos os 144 municípios do estado.
No setor agrícola, o Sebrae desenvolve ações voltadas para a sustentabilidade, buscando valorizar produtos regionais como cacau e farinha. Tendo a inovação como um de seus pilares de trabalho, o Sebrae lançou um polo de bioeconomia em Santarém e promoveu eventos como o Startup Day, incentivando o desenvolvimento de negócios baseados em tecnologia e práticas sustentáveis. Parcerias estratégicas, como a realizada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), têm proporcionado consultorias sobre eficiência energética e práticas ESG (ambiental, social e governança), ajudando empresas a adotarem modelos de negócio mais responsáveis e alinhados às demandas globais atuais.
EMPRETEC RURAL
A instituição também registra impactos significativos na economia local, com projetos que beneficiam diretamente pequenos negócios e comunidades. Em 2024 o “Empretec Rural” foi realizado pela primeira vez em Marabá e ofereceu capacitação empreendedora a agricultores. Programas como o “Mais Varejo” e o “Move Mais” têm transformado as vendas em cidades como Tucuruí.
Além disso, o Sebrae tem fortalecido o empreendedorismo feminino com iniciativas como o prêmio “Sebrae Mulher de Negócios”, que reconhece empreendedoras que se destacam em suas áreas de atuação.
Em relação ao atendimento, para garantir o acesso amplo a seus serviços, o Sebrae oferece consultorias subsidiadas, cursos, palestras e atendimentos gratuitos em suas Salas do Empreendedor, desenvolvidas em parceria com as prefeituras. O programa “Sebrae na Sua Empresa” leva esses serviços diretamente aos empreendedores, reforçando a proximidade e o apoio contínuo da instituição.
Com uma visão estratégica para o futuro, o Sebrae atua como motor de transformação, promovendo desenvolvimento socioeconômico com foco na sustentabilidade e na inclusão.
(Luciana Araújo)