Cantores da região sudeste do Pará foram as estrelas da noite no estado vizinho, Tocantins, durante o GuruFestival, festival da canção do município de Gurupi, a 954 quilômetros de Marabá.
A grande música vencedora da noite, agraciada com o 1º lugar e também na categoria música mais popular, foi “O poema e o poeta”, composição dos representantes de Marabá, Clauber Martins e Lena Garcia. Em segundo lugar, ficou o Jacundaense Charles Cristiê, com a música Rio-mar.
Já em terceiro ficou a música Iara de Querenhapuque, seguido de “O Brasil dos invisíveis de Ronai Nava e “Vá construir seu país”, em quinto lugar, de Bulhões. Os vencedores do GuruFestival da Canção de Gurupi foram premiados na noite do último domingo (12). Os ganhadores do 1º ao 5º lugar tiveram prêmios em dinheiro dependendo da cada colocação.
Leia mais:Também foram premiados a música mais popular, eleita pelo público, o melhor intérprete, a melhor música instrumental, o melhor tema – categoria Estado do Tocantins – e a classificação da música, que também dá direito a prêmio.
A música mais popular foi “O poema e o poeta”. Já a melhor instrumental quem levou foi Três Matutos e 1 arigó, com a canção “Zé Caju”. O cantor Josifran ganhou na categoria melhor pesquisa tema tocantinense, com a música “Sussa”, e a Nacha Moretto como a melhor intérprete do festival.
GuruFestival
O evento começou na sexta-feira, 9, em comemoração aos 60 anos de Gurupi, e seguiu até o último domingo, 11. De acordo com a secretária da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Zenaide Costa, cerca de 80 canções foram inscritas, porém, apenas 24 foram selecionadas pela comissão para se apresentarem no Festival.
Com mais de R$30 mil em premiações que foram distribuídas entre as composições classificadas e as vencedoras do festival, do primeiro até o quinto lugar e variando de um a sete salários mínimos. (Itair Rodrigues com informações de jornal O Estado do Tocantins)
Confira os vencedores do 1° Guru Festival:
1° lugar – O poema e o poeta (Clauber Martins e Lena Garcia – Marabá)
2° lugar – Rio-mar (Charles Cristiê – Jacundá)
3° lugar – Iara ( Querenhapuque)
4° lugar – O Brasil dos invisíveis (Ronai Nava)
5° lugar – Vá construir seu país (J. Bulhões)
Música mais popular – O poema e o poeta (Clauber Martins e Lena Garcia)
Melhor música instrumental – Zé Caju (Três Matutos e 1 Arigó)
Melhor pesquisa tema Tocantinense – Sussa (Josifran)
Melhor intérprete – (Nacha Moretto)