Nesta quinta-feira (9), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para uma parte do Estado do Pará, onde Marabá está localizada. Segundo o aviso, chuvas entre 30 e 60mm/h ou 50 a 100mm/dia, com ventos intensos, devem ocorrer na região.
O Inmet afirma que o grau de severidade para as chuvas é de perigo, e que com o vento podem ocorrer cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e possíveis alagamentos.
O aviso do Instituto é válido até às 10h desta sexta-feira, 10.
Leia mais:Pelo menos 18 estados devem ser atingidos por chuvas fortes e as precipitações intensas vão permanecer sobre o Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste.
As recomendações são para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores em caso de rajadas de vento. Também é importante não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. “Sempre que possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia”, diz trecho do comunicado.
Qualquer informação basta acionar a Defesa Civil (94 99173-7173) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Nível do Rio Tocantins em Marabá
De acordo com o Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins emitido diariamente pela Eletronorte, o Rio Tocantins nesta quinta-feira, chegou ao nível de 5,42 metros às 7 horas da manhã. A previsão é que até o dia 12 janeiro o nível chegue aos 5,78 metros. O nível de alerta é de 10 metros acima do nível normal, o que ainda está longe de acontecer. Já o Rio Itacaiunas está marcando o nível de 7,40 metros, estando dentro do parâmetro de normalidade para a Defesa Civil.
(Da Redação)