Um projeto pioneiro no Brasil está nascendo dentro da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Trata-se de uma cooperação técnica para criação da Mina-Escola, uma parceria tripartite, tendo como participantes a própria Unifesspa, o Instituto Tecnológico Vale (ITV) e a Vale S.A. A finalidade é que os estudantes de graduação de Engenharia de Minas e de Geologia recebam uma formação profissional sólida e abrangente, participando de atividades práticas e vivenciar o cotidiano de uma mineradora ativa. A parceria foi oficializada por meio de um documento assinado no dia 18 de dezembro e as incursões nas minas começam a acontecer a partir do ano letivo de 2025.
Uma das formas de promover essa parceria é o aprimoramento desses estudantes, utilizando uma mina-escola como recurso didático. O projeto busca prestar um ambiente educacional que proporcione as condições reais de uma mina, permitindo aos estudantes adquirir conhecimento prático (de campo) e desempenhar papel fundamental no aprimoramento das habilidades técnicas destes estudantes, preparando-os para os desafios que enfrentarão no mercado de trabalho.
O analista de acordos do ITV, Danillo Araújo, explica que o projeto Mina-Escola consiste em levar os alunos da Unifesspa para dentro das Minas Vale para terem aulas práticas. “O aluno conseguirá vivenciar a experiência de Mina. O projeto Mina-escola será financiado pelo Instituto Tecnológico Vale, o ITV também fará a contribuições técnicas, já que o instituto é voltado ao ensino e ao desenvolvimento, então a ideia é que a gente possa contribuir também tecnicamente com esse aprendizado”, finalizou.
Leia mais:De acordo com a professora de Engenharia de Minas da Unifesspa, Ana Luíza Braga, o diálogo para a viabilidade dessa parceria começou o ano passado (2023). “Sempre houve uma proximidade bem grande da faculdade de engenharia de Minas com a Vale, com visitas-técnicas, parcerias de estágios etc. Mas gostaríamos que os alunos tivessem a oportunidade de não apenas ir a uma visita, mas que eles pudessem visualizar aquilo que aprendiam em sala de aula antes do estágio, através de aulas práticas dentro das Minas.”
A partir disso, o diálogo foi amadurecendo e o ITV entrou como apoiador financeiro e técnico. “A princípio a parceria é voltada aos cursos de geologia e a faculdade engenheira de Minas, mas sonhamos obviamente com uma expansão para os outros cursos também do IGE. Os alunos serão beneficiados pois poderão contar com a mina como se ela fosse um laboratório a céu aberto. Ter uma visão da indústria do dia a dia, do que eles vão enfrentar depois de formados. Essa é uma iniciativa pioneira a nível de Brasil, é a primeira vez que a gente tem uma empresa e a universidade um projeto dessa dimensão”, destacou Braga.
Parceria
A Unifesspa, a Vale e o ITV irão utilizar a mina de Serra Leste, localizada no Município de Curionópolis, como espaço a proporcionar a experiência prática aos estudantes, ofertando ambiente real da indústria quanto aplicação de conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, visualizando a operação de equipamentos, as técnicas de extração e o processamento de minérios, entre outras atividades práticas, no intuito de aprimorar as habilidades técnicas destes discentes, estimulando o pensamento crítico e a resolução de problemas.
Além disso, o Projeto Mina-Escola permitirá o fomento à consciência ambiental e sustentável entre os estudantes, à medida que irá possibilitar a abordagem de questões relacionadas às práticas ambientais, recuperação de áreas mineradas e minimização dos impactos negativos da mineração.