No imaginário popular, parque é lugar de diversão, alegria, lazer. E no Parque Ambiental João Anselmo, o visitante vai encontrar tudo isso e muito mais. Porque o novo espaço criado pela Prefeitura de Marabá oferece também um contato direto com a biodiversidade de nosso município e educação ambiental para toda a família.
O Parque Ambiental João Anselmo, localizado no Núcleo Morada Nova, na estrada do Murumuru, é um tesouro da fauna e flora regional, que começou a ser cultivado há mais de 30 anos, recuperando uma área degradada para pastagens pelo biólogo Noé von Atzingen, ainda com o nome de RAM (Reserva Ambiental Murumuru), mas era uma área privada.
Depois que deixou a presidência da Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé foi embora de Marabá e a Reserva ficou sem os cuidados necessários. Algum tempo depois, ele procurou a Prefeitura e ofereceu a área para venda.
Leia mais:Após a aquisição, a reserva de 222.900 metros quadrados de área verde passou por uma grande transformação e recebeu estrutura para visitação externa e o nome foi mudado para Parque Natural Ambiental João Anselmo.
O Parque é administrado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá e estão presentes ali espécies de fauna frugívoras, como o tucano, Araçari e Jacu, os primatas, e as espécies herbívoras como as pacas e cutias, que desempenham papel relevante na manutenção da diversidade de árvores desta pequena floresta. Entre os animais ameaçados de extinção presentes no Parque estão Guariba-de-mãos-ruivas, Sagui e Jacupiranga.
Quem aprecia observar aves e ouvir o canto das mais variadas espécies, pode pegar a mochila e partir para um dia inteiro de imersão no Parque Ambiental João Anselmo, onde há uma grande diversidade de aves, algumas raras, outras de alto valor econômico e algumas visadas pelo tráfico.
No dia da inauguração do Parque Ambiental João Anselmo, a Fundação Casa da Cultura entrega para a comunidade local um livro sobre a fauna da área, que foi catalogada por uma equipe liderada pelo biólogo Manoel Ananis e que servirá para pesquisa de estudantes e da comunidade científica.
QUEM FOI JOÃO ANSELMO
João Anselmo Caldas Filho era técnico agrícola e servidor da Prefeitura de Marabá, tendo atuado por mais de 20 anos no setor de paisagismo.
Ele nasceu em 9 de janeiro de 1958, na cidade de Santa Rosa de Viterbo-SP e faleceu em Marabá, no 1º de fevereiro de 2021, aos 61 anos de idade, vítima de covid-19.
Foi casado por 35 anos com Kátia Valéria Caldas, com quem teve duas filhas: Thais Cristina da Costa Caldas e Tammy Bárbara da Costa Caldas.
João Anselmo veio para o Pará para trabalhar na mineradora Vale, no início da década de 1980, e depois chegou a Marabá, na gestão do prefeito Geraldo Veloso, quando começou a cuidar do paisagismo da cidade, sempre dedicado à arborização.
(Ulisses Pompeu)