Correio de Carajás

Repórter Correio

Jantar da discórdia

Depois da entrega dos diplomas dos eleitos em Marabá, pela Justiça Eleitoral, o futuro prefeito Toni Cunha promoveu um jantar num restaurante da cidade e pra lá convidou, além dos seus, todos os vereadores da próxima legislatura. Ocorre que apenas oito dos 21 compareceram. Dos que não foram, 12 deles combinaram de não aceitar o convite, pois formam o grupo independente que se uniu para eleger a próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal. O provável candidato a presidente por esse grupo é Ilker Moraes (MDB).

Jantar da discórdia II

Leia mais:

O não comparecimento dos convidados, de caso pensado, não apenas escancarou que o futuro alcaide anda sem poder de articulação, como ainda confirmou outra situação: Toni realmente não se dá com o vereador Fernando Henrique (PL), que teoricamente é do seu grupo, mas não senta à mesma mesa. Foi outro que não compareceu ao aludido jantar.

Pulando o muro

De outro lado, quem anda se mostrando muito afinada com Toni é a futura vereadora Priscila Veloso, que teoricamente pertencia ao grupo do atual prefeito Tião Miranda. Não é de hoje que os bastidores davam conta de que ela tem espaços garantidos dentro do governo.

Os 12

O grupo que fechou pacto pró-eleição na Câmara é formado por: Ilker, Vanda Américo (União), Márcio do São Félix (PSDB), Aerton Grande (União), Cristina Mutran (MDB), Pedrinho Corrêa (PRD), Ronaldo da 33 (PDT), Miterran Feitosa (Republicanos), Maiana Stringari (PDT), Ubirajara Sompré (MDB), Jocenilson (PRD) e Marcelo Alves (PT). E para constar, estes não foram ao jantar do futuro prefeito, mas estiveram reunidos em outro estabelecimento, registrando a união em uma fotografia.

Saída temporária

Nada menos que 72 internos das unidades prisionais de Marabá foram liberados nesta sexta-feira, dia 13, às 8 horas, na segunda etapa das saídas temporárias de fim de ano. O benefício atinge a presos do semiaberto, mediante uma série de condicionantes. Eles têm de retornar até às 14 horas do dia 20 de dezembro. Além disso, todos estão usando tornozeleira eletrônica.

Correios

Os Correios vão gastar aproximadamente R$ 200 milhões para pagar um benefício de fim de ano de R$ 2.500 para cada um dos seus 84.700 funcionários. O nome do pagamento extra é chamado pela estatal de “vale peru”, em alusão ao prato consumido no Natal. O comunicado a respeito do “vale-peru a caminho” foi enviado em 10 de dezembro de 2024, cerca de 2 meses depois de a empresa informar internamente que suspenderia novas contratações e estabeleceria um teto de gastos para “evitar que a empresa entre em estado de insolvência”.

Errata

Em nossa última edição, a Coluna divulgou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município de Marabá havia sido votada e aprovada na última sessão ordinária do ano, no dia 11, mas isso não aconteceu. O Jornal foi induzido ao erro no que diz respeito a esse assunto. Em verdade, os vereadores ainda devem retornar para votar o Orçamento em convocação extraordinária, que deve acontecer já na próxima semana, em duas sessões.

Ranking futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (13), o Ranking Nacional de Clubes após a temporada 2024. O Paysandu ultrapassou o Remo e é o clube paraense mais bem ranqueado no futebol brasileiro. O Paysandu é o clube mais bem posicionado do Estado do Pará no Ranking Nacional de Clubes. A pontuação e oficial aponta que o Papão ocupa a 41ª colocação com 3.511 pontos, subindo três posições em relação ao ranking de 2023.

Ranking futebol II

Quem está próximo do Paysandu é o Remo. O Leão perdeu três posições em relação ao ranking de 2023 e agora está na 44ª colocação com 3.242 pontos. À frente do Remo estão o ABC-RN e o CSA-AL. A diferença entre o Paysandu e o Remo no ranking é 242 pontos. Além do Paysandu e do Remo, o Águia de Marabá apareceu entre os 100 primeiros clubes no Ranking Nacional de Clubes da CBF. O Azulão marabaense é o 70º na classificação com 1.359 pontos, além de ter conquistado duas posições em relação ao ano de 2023.

Ranking futebol III

O RNC é utilizado pela CBF para critérios de preenchimentos de vagas nas competições, além de definições dos valores das cotas de algumas competições, além de definir potes do sorteio da Copa do Brasil e entre outras competições, como Copa do Nordeste e Copa Verde. O Ranking Nacional de Clubes passou por mudanças e alguns critérios foram alterados desde a temporada 2013. A pontuação é feita a partir do desempenho das equipes nas competições nacionais nas últimas cinco temporadas, sendo as competições maiores, com um peso maior nesse cálculo.