A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos dos municípios de Marabá, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins aconteceu na tarde desta quinta-feira, 12, no Carajás Centro de Convenções, localizado em Marabá. Pela primeira vez na história, o evento formal contou a presença do presidente do TRE-PA, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, mas também dos juízes eleitorais de Marabá, Alexandre Arakaki e Caio Marco Berardo, e da promotora eleitoral Jane Cleide Silva Souza.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorre sempre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
O desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior iniciou sua fala exaltando a região e afirmando que torce para que em breve o sul e sudeste do Pará sejam reconhecidos como Estado de Carajás. “Temos a honra de realizar esse grande ato cívico dos municípios de Marabá, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins. Não só para os que recebem a confiança da população, mas para todos os cidadãos que exerceram seu direito ao voto. A diplomação é a confirmação do compromisso assumido com o povo. O processo eleitoral representa o exercício da soberania popular”, disse ele.
Leia mais:Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
O juiz eleitoral Alexandre Arakaki usou seu discurso para dar um recado importante aos eleitos e relembrar que a democracia precisa ser respeitada. “Quando falamos em democracia, falamos num estado igualitário onde todos se respeitam, onde os direitos e garantias fundamentais são iguais para todos. Cabem aos senhores, a partir da posse, aproveitar que foram eleitos e fazer com que os cidadãos dessas três cidades consigam manter a dignidade. Precisamos muito de saúde, educação, de coletividade, de mobilidade e os senhores serão os responsáveis por isso. Façam jus a esses votos”, disse o magistrado, titular da 23ª ZE.
Todos os vereadores, suplentes e prefeitos e vice-prefeitos eleitos para o quadriênio 2025-2028 dos municípios de Marabá, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins estiveram presentes à solenidade.
Para Ilker Moraes, que está sendo diplomado pela quarta vez, esse é um momento que marca a democracia brasileira. Com sentimento de gratidão à população de Marabá por ter ido às urnas e dado, mais uma vez, um voto de confiança ao seu trabalho. O vereador afirma que continuará dando continuidade aos projetos para o bem comum da população. “Satisfação de estar reeleito. Isso é reflexo de muito trabalho. Receber a diplomação me enche de orgulho pela minha história. Passa um filme na minha cabeça, e valeu a pena todo esse processo”.
Outro vereador eleito que estava muito emocionado era Jocenilson Silva. Diferente do colega, ele assume pela primeira vez uma cadeira no Legislativo. “Estou preparado. Grato a Deus de estar aqui, de representar a cidade de Marabá. Agradeço os 1.463 votos de confiança que depositaram em mim. Vou representar todos, fazendo projetos e requerimentos. É uma missão árdua e difícil, mas Deus vai me dar discernimento para realizar um ótimo trabalho”.
Eleito como prefeito de Nova Ipixuna, Everson Massias, disse que irá honrar o compromisso com o povo e trabalhar pelo município que o elegeu. “Quero trabalhar e levar qualidade de vida para a população. Lutar pela geração de empregos e fazer com que nosso município seja referência na região. Temos nossos projetos e vamos fazer com que as coisas mudem, como desenvolver nossa agricultura e melhorar a saúde do município”, prometeu.
Emocionado, o prefeito eleito de Bom Jesus do Tocantins, Jeilson Reis, afirma que a responsabilidade agora é maior ainda, já que deixou o cargo de vice-prefeito para ser o principal gestor do município. “Temos experiência e vou colocar em ação tudo o que aprendi, focado nas pessoas. Esse diploma eu dedico ao povo que confiou no nosso trabalho. Vamos investir maciçamente na cultura, esporte, infraestrutura da zona rural, saúde e educação”.
Os vereadores eleitos de Marabá para a Legislatura dos próximos quatro anos são: Fernando Henrique (PL), Aerton Grande (União Brasil), Ilker Moraes (MDB), Ronaldo da 33 (PDT), Maiana Stringari (PDT), Pacheco (PL), Ubirajara Sompre (MDB), Marcelo Alves (PT), Dra. Cristina Mutran (MDB), Marcio Do São Felix (PSDB), Vanda Américo (União Brasil), Pedrinho Correa (PRD), Dato Do Ônibus (União Brasil), Orlando Elias (PSB), Marcos Andrade (PSD), Pastor Ronisteu (PL), Dean Guimarães (PSD), Priscila Veloso (PSD), Cabo Rodrigo (PL), Jocenilson (PRD) e Miterran Feitosa (Republicanos).
Os primeiros suplementes são: Marcos Paulo Pereira (PDT), Coronel Araújo (MDB), Manoel da 33 (União), Beto Miranda (PSD), Eran Rodrigues (PT), Davi do Vale (PRD), Eloi Ribeiro (Republicanos), Ademar de Alencar (PSB), Gerson Varela (Cidadania).
Além deles, foram diplomados Toni Cunha, prefeito eleito, e o vice João Tatagiba.