“A braçada mais rápida de Marabá” é um título que pode ser atribuído a Noan Lemos Gonçalves, de apenas 14 anos. Seu talento nato dentro das piscinas rendeu um convite para treinar natação no Fluminense Football Club, no Rio de Janeiro. Sua ida já é certa, mas o jovem prodígio está em busca de patrocínio para cimentar sua estadia na cidade maravilhosa.
E a cada nova competição, os resultados de Noan confirmam a aposta do time carioca. No último final de semana, dias 7 e 8, o jovem nadador conquistou dez medalhas no Campeonato Paraense Absoluto 2024. Ele disputou seis provas individuais e quatro por equipes, garantindo nove pódios no primeiro lugar e um na segunda colocação. Outra conquista foi o troféu, e título, de nadador paraense absoluto em sua categoria, a infantil II (de 13 a 14 anos). Noan já tem, inclusive, índice técnico para participar do Campeonato Brasileiro.
No total, ao longo de sua carreira na natação, Noan já acumula 266 medalhas, sendo 204 de 1º lugar; 10 troféus de índice técnico e um campeonato mirim. Um rol de triunfos que, para o Fluminense, aponta que o garoto detém um grande potencial para o próximo ciclo olímpico e a ida dele para o centro de treinamento no Rio de Janeiro irá explorar e desenvolver nos próximos anos.
Leia mais:“Eu estou muito animado porque é uma oportunidade muito grande e especial, acho que eu vou me sair bem. Comparando com Marabá, acho que lá eu posso melhorar muito”, compartilha Noan em conversa com a reportagem do CORREIO na tarde desta segunda-feira (9). A proposta feita ao atleta garante escola, fisioterapia, alimentação, nutricionista e equipe técnica, apenas o aluguel fica por conta da família do garoto.
Nesse ponto, o patrocínio é importante não só para subsidiar outras despesas do nadador, como para fortalecer a bandeira de Marabá a nível nacional.
Os planos para a mudança de Noan também incluem a ida do pai, Francisco Carlos de Oliveira Gonçalves, que deve ficar com o filho por um período de dois ou três meses, para adaptação. Então Noan seguirá “sozinho” nessa jornada.
EM 2024
Noan iniciou 2024 com um tempo, em piscina curta, na casa dos 26 segundos. Após sua última competição do ano, ele chegou à marca dos 24, uma evolução que ele celebra com entusiasmo.
“Eu gostei muito dos meus tempos esse ano, mas acho que posso melhorar. Agora nas férias eu dou tempo da piscina, mas continuo com o preparo físico fora da água, com fisioterapia e musculação”, detalha.
Sua intenção é chegar bem-preparado para o próximo ano, quando, inclusive, irá subir de categoria. Ele irá para a juvenil I.
HISTÓRICO
Imerso no mundo das competições desde 2018, a sua primeira foi aqui em mesmo em Marabá, cidade onde nasceu. No ano seguinte, Noan ultrapassou as fronteiras do Pará, indo disputar em águas tocantinenses, na cidade de Araguaína. Dois anos depois veio a federação pelo Clube do Remo.
O adolescente de 14 anos se destaca nas especialidades de crawl e peito, em distâncias que variam de 50 a 100 metros. Ele é reconhecido como o melhor nadador em sua categoria, liderando os 50 metros na modalidade peito, além dos 50 e 100 metros livres.
(Luciana Araújo)