Correio de Carajás

Repórter Correio

Diplomação Tucuruí

A 40ª Zona Eleitoral é uma das primeiras a diplomar os novos mandatários políticos eleitos para assumirem em 1º de janeiro de 2025. Na tarde desta sexta-feira (6) aconteceu a solenidade que diplomou o prefeito reeleito Alexandre Siqueira e a nova vice: Claudia Gonçalves, além de 17 vereadores. A solenidade foi presidida pelo juiz eleitoral José Jonas Lacerda de Sousa.

Vereadores

Leia mais:

Os vereadores diplomados foram: Albert Lobato, Cristiano Arrais, Daivyson Freeway, Dodô, Dr. Fábio Ulisses, Fernando Albuquerque, Ilma do Nenéo, Lima Dantas, Marcelo Chichilim, Paulo do Onze, Sargento Bonieck, Sérgio Gomes, Sidão, Titonho, Vieira, Weber Galvão e Jairo Holanda. Este último, aliás, é o atual vice-prefeito, que a partir de 2025 terá nova missão, dentro do poder Legislativo.

Reeleito

Em entrevista ao sair do último ato da Justiça Eleitoral, que reconhece a sua aptidão para assumir novo mandato, o prefeito Alexandre Siqueira elegeu como principal legado que pretende deixar no segundo governo a constituição de um Polo Industrial. Ele destaca que esse passo garantirá atração de empresas e criação de empregos.

Novo uniforme

O Águia de Marabá marcou para segunda-feira, dia 9 de dezembro, a apresentação oficial do novo uniforme da equipe para a temporada 2025. O evento será na nova orla, no encontro dos rios, na Marabá Pioneira. Será às 19 horas.

Promoção e comando

Promovido a general-de-brigada em novembro, Roberval de Almeida foi designado para assumir o comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá. A passagem de comando será no dia 12 de dezembro. Com extenso currículo militar, o general Roberval tem título de Cidadão Marabaense concedido pela Câmara em 2021 e já serviu aqui em Marabá em duas oportunidades na sua carreira de oficial, a última delas como comandante do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, em 2017. Ele também é maçom da Loja Pioneira da Transamazônica 44, e a esposa é marabaense.

Missão Jovem

Tem início neste sábado (7) e segue até o dia 15, em Marabá, a VI edição da “Missão Jovem na Amazônia”. Com o tema “Jovens, Peregrinos da Esperança” e o lema inspirado na carta aos Romanos (12,12) — “Alegres na Esperança” —, a missão oferece uma jornada profunda de fé e serviço, alinhada com a preparação para o Jubileu de 2025. Organizado pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a diocese amazônica, o encontro visa fortalecer o compromisso dos jovens com a Igreja e promover a conscientização sociocultural.

Missão Jovem II

Entre os objetivos destacados pela Comissão estão ampliar a visão e o amor pela Igreja, levando os jovens a conhecer novos contextos eclesiais e culturais; estimular o protagonismo e o compromisso com uma vida significativa, marcada pelo serviço ao próximo; fomentar o voluntariado e o engajamento eclesial, tanto na Amazônia quanto nas comunidades de origem dos participantes; e conhecer a Amazônia, com toda a sua riqueza natural e desafios, promovendo uma conscientização ecológica e social da região tão importante para o Brasil e o mundo.

Conglomerado

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (6) três mandados de busca e apreensão contra duas pessoas físicas e uma empresa suspeitas de crimes ambientais, em Belém e Marituba, no Pará. A operação chamada “Conglomerado” foi em conjunto à Receita Federal e apreendeu dois carros de luxo, aparelhos celulares e documentos. Segundo as investigações, apontadas através de denúncia promovida na Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Pará, os suspeitos estariam envolvidos com à extração ilegal de seixo e areia na região de Ourém, região Nordeste do estado.

Levantamentos

A empresa envolvida foi apontada por extração ilegal de minério, corrupção passiva de servidor público, sonegação de impostos e irregularidades trabalhistas. Além disso, a PF informou que a sócia principal da empresa não tinha capacidade econômica para constituir a empresa, pois havia registro no CAD ÚNICO do Governo Federal e foi beneficiada pelo Bolsa Família em 2023.

Segurança

O Pará ocupa o 6º lugar entre estados com a maior taxa de investimentos executados do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), entre 2019 e 2024. A política de investimentos contínuos na seara da Segurança Pública pelo Governo do Estado segue sendo reconhecida nacionalmente. O ranking é monitorado pelo governo federal. No mais recente, o Pará atingiu 62,15% da execução dos recursos que foram repassados ao fundo nos anos de 2019 a 2023.