Correio de Carajás

Com piscina semiolímpica, Marabá poderá sediar competições aquáticas

As atividades que serão realizadas no Centro Aquático Municipal ainda não foram divulgadas

A nova estrutura vai beneficiar jovens atletas como Noan, o atual nadador mais rápido de Marabá/Foto: Luciana Araújo

Para nadadores profissionais, amadores e aprendizes, a inauguração da primeira piscina semiolímpica de Marabá é um marco. O Centro Aquático Municipal, localizado no Ginásio Municipal Renato Veloso, na Folha 16, Nova Marabá, promete transformar o contexto esportivo local e impulsionar a realização de diversas competições aquáticas na cidade.

Inaugurada na noite de quinta-feira (5), a piscina introduz um novo capítulo na história esportiva dos marabaenses. A estrutura possui a dimensão oficial estabelecida pela Federação Internacional de Natação (FINA), sendo 25 metros de comprimento por 20 metros de largura e profundidade de 2 metros. Foram instaladas 8 raias com dois metros de espaçamento entre uma e outra.

A piscina semiolímpica tem 25 metros de comprimento por 20 metros de largura e profundidade de 2 metros/Foto: Evangelista Rocha

A novidade oferece aos atletas de Marabá e região, e também à comunidade em geral, um espaço de qualidade para a prática da natação e, consequentemente, o desenvolvimento de atuais e novos talentos. A expectativa é que a cidade se torne um polo para a modalidade, com a realização de competições e eventos de grande porte. Contudo, as atividades que serão realizadas no Centro Aquático Municipal ainda não foram divulgadas.

Leia mais:

Noan Lemos Gonçalves, 14 anos, atualmente o nadador mais rápido de Marabá, esteve no evento de inauguração e compartilhou com a reportagem seu apreço pelo Centro Aquático. “Eu posso dizer que essa piscina é uma esperança porque antigamente quando não tinha ela, havia pouca estrutura para esportes aquáticos em geral, fazendo com que muitos atletas desistissem antes mesmo de quererem ter uma carreira grande no esporte”.

A jovem Edna Luzia Almeida Sá de Andrade, de 16 anos, atleta paraolímpica, é nadadora há sete anos e contou para a reportagem do Correio de Carajás que ama competir. Agora, com a piscina semiolímpica, seu talento e nível técnico podem ser explorados, aperfeiçoados e elevados a novo nível. “Acho que com a piscina será melhor para a gente treinar, para participarmos das paraolimpíadas escolares”, reflete com entusiasmo.

Edna acredita que a piscina será uma oportunidade para a realização de competições paraolímpicas escolares/Foto: Evangelista Rocha

ESPAÇO PARA COMPETIÇÕES

A nova piscina não apenas beneficiará os atletas de alto rendimento, mas também servirá como um espaço para a prática esportiva e o aprendizado da natação para a população em geral. É o professor de educação física Paulo Alencar quem destaca a importância da nova estrutura para o desenvolvimento de projetos na área. “Já conversei com o Thiago Ferraz sobre os projetos e a gente pretende iniciar as atividades antes da nova gestão, quando eles chegarem vamos alinhar para seguir com os projetos, essa é a ideia”. Ele argumenta que a piscina será de grande utilidade para competições e projetos de natação de alto rendimento e de aprendizado no esporte. “A gente vai contemplar a questão da competição que é um dos nossos focos”, elabora.

Paulo destaca que a piscina vai permitir que Marabá seja sede de grandes competições/Foto: Evangelista Rocha

Reverberando a fala de Paulo, Thiago Ferraz, secretário de Esporte e Turismo de Marabá, celebra os nadadores multicampeões da cidade. “Nós já tínhamos atletas ganhando tudo mesmo sem ter uma piscina, imagina onde Marabá pode chegar agora. Isso é brilhante, eu acho que é uma grande conquista. Eu parabenizo todos os envolvidos nesse projeto e o que eu desejo é que vocês cuidem e usufruam disso”.

Para complementar a experiência proporcionada pela piscina semiolímpica, a estrutura inclui arquibancadas com capacidade para sete patamares de espectadores, garantindo conforto para o público durante eventos e competições.

Diante de tamanha novidade, até mesmo os atletas mais experientes se alegram com o novo recurso esportivo do município. Maria Elitelma Cordeiro de Matos, nadadora e triatleta, afirma que esta é uma estrutura aguardada há muito tempo. “É a oportunidade de termos um espaço público para toda a comunidade, sejam ou não atletas. É uma possibilidade para recebermos competições e eventos esportivos”.

(Luciana Araújo)