Na manhã desta quinta-feira (5), mais de 600 crianças marabaenses participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), iniciativa da Polícia Militar (PM) que atua em seis escolas do município. O evento celebrou a conclusão de um semestre de atividades nas quais os alunos aprenderam sobre cidadania, respeito, prevenção à violência e às drogas.
O PROERD tem como objetivo ensinar às crianças habilidades para resistir à pressão de usar drogas e evitar a violência. No Pará, o programa é desenvolvido pela PM em parceria com as escolas, buscando formar multiplicadores que disseminem os conhecimentos adquiridos.
Em conversa com a reportagem da TV Correio, o coronel Ricardo Batista, comandante do Comando de Policiamento Regional II (CPR II), da PM, destacou a importância do PROERD na formação de cidadãos conscientes e responsáveis. “A PM, além de sua função tradicional, tem um papel social fundamental. Ao educar nossas crianças, estamos construindo um futuro mais seguro e pacífico para a nossa sociedade”, afirmou.
Leia mais:Durante a formatura, os alunos receberam certificados e os três melhores de cada ano foram premiados com bicicletas, fruto de uma redação sobre o que aprenderam no programa.
A estudante Jhulia da Cunha Machado, de 11 anos, está no 5º ano e participou das atividades do programa durante o segundo semestre de 2024. “Aprendi que a gente não pode aceitar nada de estranhos e que o bullying é ruim”, afirma.
Gilda Rios, diretora do Ensino Fundamental da escola CMRio, ressaltou o impacto positivo do PROERD no comportamento dos alunos dentro e fora da escola. “É uma atividade que é feita dentro da escola, com apoio da Polícia Militar, e reflete no comportamento dentro do ambiente escolar, em casa e na comunidade”, afirma.
Alexandra Santana, mãe de um dos alunos, expressou gratidão pela iniciativa da PM. “O PROERD é muito importante para os nossos filhos. Eles aprendem a lidar com os desafios da vida e a tomar decisões conscientes”.
Quem reforça a opinião de Alexandra é a pequena Lara Riandra Alves Aguiar, 13 anos, que ressalta os pontos positivos do programa. “Você aprende a dizer não a certas coisas que lhe oferecem e aprende várias coisas boas sobre ter suas próprias decisões”.
SOBRE O PROERD
Vinculado à Polícia Militar, o programa atua na educação primária por meio de um método pedagógico educacional e emprego de policiais instrutores altamente capacitados e que representam os suportes para o convencimento dos alunos alcançados pelo programa.
O Proerd fomenta ainda um diálogo permanente entre escola, polícia e família sobre a temática das drogas, estabelecendo uma maior proximidade entre Polícia Militar e a sociedade, fazendo com que a corporação exerça um dos seus pressupostos fundamentais, que é a prevenção.
(Laura Guido/TV Correio e Luciana Araújo)