Nesta quinta-feira (5) será realizada uma ação ambiental com o objetivo de conscientizar os estudantes da zona rural das escolas EMEE Pedro Marinho de Oliveira e EMEF Professor Raimundo Gomes. O evento ocorrerá na comunidade de Brejo do Meio, localizada a 19 km de Marabá, na Vicinal do Rio Preto, e envolverá o plantio de árvores ao longo da estrada.
A atividade será realizada das 8 às 12 horas e contará com a participação de órgãos como a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), a Secretaria de Saúde, além do apoio da Polícia Militar e do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU). O último plantio de mudas na região foi realizado em 2005.
PLANTANDO O FUTURO
Leia mais:Com o tema: “Plantando o Futuro”, o projeto foi desenvolvido durante as aulas das duas escolas, com palestras, atividades temáticas e reflexões sobre a preservação ambiental. A ação prevê o plantio de cerca de 600 mudas de árvores nativas, envolvendo alunos do 4º ao 9º ano.
Adailton Alves, palestrante, defensor da causa ambiental e pai de aluno, ressaltou a importância do projeto. “A iniciativa não apenas desperta nas crianças o cuidado com o meio ambiente, mas também busca resistir às destruições causadas pela ação humana”, afirma.
Nove anos após o primeiro reflorestamento na área, os estudantes participam da ação para recuperar áreas afetadas por queimadas e desmatamentos, devolvendo vida a espaços que ficaram parcialmente degradados.
Adailton também destacou o valor da integração das escolas e da comunidade: “Iremos realizar o plantio em um trecho de 3 quilômetros, da Vicinal Rio Preto até a comunidade de Brejo do Meio. A presença da comunidade é fundamental para incentivar as crianças”, enfatiza.
O QUE É O PLANTIO
O reflorestamento consiste no plantio de mudas de vegetação nativa, com monitoramento durante todo o processo de crescimento. É o método mais recomendado para recuperar áreas desmatadas, especialmente aquelas incapazes de regeneração natural.
Além de contribuir para a restauração da biodiversidade, o reflorestamento desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar, na proteção dos recursos hídricos e na redução dos impactos das mudanças climáticas. A recuperação da vegetação também ajuda a evitar a erosão do solo e a manter o equilíbrio ecológico da região.
A ação contará com a ajuda de estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA), que orientarão as crianças participantes, para garantir o sucesso do reflorestamento.
(Milla Andrade)