Correio de Carajás

Primeira fase do Parazão 2025 vai ter apenas 26 dias

O primeiro jogo entre as duas equipes terminou empatado. Assim, quem vencer no domingo se classifica. Em caso de novo empate, decisão será nos pênaltis.

Mais uma vez, 12 times vão dar a vida pelo título de campeão paraense/ Foto: Camila Lima/Portal Cultura

Se o futebol paraense já tem como características a força física – mais do que a técnica e tática –, sobretudo pelas intempéries de clima e de geografia impostas pelo Estado, Parazão deste ano tende a ser mais ainda. Isso ocorre porque a competição será realizada em um curto espaço de tempo, embora tenha as mesmas 14 datas da edição passada.

Para se ter uma ideia do quanto o intervalo entre os jogos será pequeno, a fase de grupos da competição começa no dia 18 de janeiro e termina em 13 de fevereiro. Ou seja, cada um dos 12 times inscritos no certame fará 8 jogos nesse intervalo. Ou seja, será praticamente um jogo a cada 3 dias.

Esse calendário mais espremido do Parazão foi concebido para se ajustar ao calendário da CBF, que, por sua vez, teve de se adequar à FIFA, que este ano promove o Super Mundial de Clubes, agendado para o período de 15 de junho a 13 de julho.

Leia mais:

Com isso, os times paraenses precisam azeitar a preparação física, a parte fisiológica e dar uma robustecida nos seus elencos, para aguentar o arrocho da principal competição do Estado.

A fórmula de disputa do Parazão será a mesma do ano passado. O Paysandu, campeão de 2024; o Remo, vice-campeão; e a Tuna Luso, terceira colocada, serão os “cabeças” de chave do campeonato, nos Grupos A, B e C respectivamente.

Além dos três, as equipes do Cametá, Independente e Águia estão no Pote 1 (ou seja, não podem ficar no mesmo grupo), ao passo em que Caeté, Bragantino e Castanhal estão no Pote 2. Já o Pote 3 é composto por São Francisco, Santa Rosa e o representante da Série B1 (Capitão Poço ou Paragominas). O sorteio será dia 7 de dezembro.

Os 12 times jogam apenas com clubes de outras chaves e os oito melhores se classificam para as quartas de final, em mata-mata (jogos de ida e volta) até a final do certame, que também será em duas partidas.

(Chagas Filho)