A Prefeitura municipal de São Domingos do Araguaia, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, realizou na manhã desta terça-feira (26) uma caminhada de conscientização e alerta contra a exploração sexual infantil pelas principais vias da cidade.
Durante a ação, que foi acompanhada por um carro de som, foram entregues aos moradores panfletos e cartazes com os dizeres: “sexo com criança é crime, elas são inocentes, quem explora, não”.
O ato é crime previsto no artigo 218-B do Código Penal, podendo ser aplicada pena de 4 a 10 anos de prisão, além de multa para o criminoso
Leia mais:Brunna Mariano Silva, presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, afirma que a conscientização tem o objetivo de erradicar a modalidade de crime na cidade. “Esse movimento tem também como objetivo conscientizar os moradores ao que de fato é exploração sexual. A exploração sexual acontece com o intuito de se ter fins lucrativos, seja a forma que for, podendo ser por dinheiro, presente, brinquedos, doces, entre outras coisas”, explicou.
Gabriela Silva Souza, conselheira tutelar, disse que embora o número de denúncias não seja grande, existe uma preocupação crescente com casos desta natureza. “O que acontece, na maioria das vezes, é que as pessoas até presenciam algum tipo de exploração, mas por medo de represálias acabam ficando caladas e não fazem a denúncia. Isso pode colaborar com que esse tipo de crime continue acontecendo”, declarou, enfatizando que as denúncias podem e devem ser feitas anonimamente pelo Disque 100 ou no 190, da Polícia Militar, de forma gratuita. “O denunciante só precisa informar o local em que o crime esteja acontecendo ou mesmo o nome do suposto criminoso”, orientou.
Ela também elogiou a caminhada. “Foi bastante produtiva essa ação. Tivemos o apoio de importantes órgãos do nosso município, o que acabou agregando para que, no fim, tivéssemos o nosso objetivo alcançado, mas não ficaremos somente nessa, seguiremos com essa campanha para que isso chegue a um número cada vez maior de pessoas cientes sobre esse tipo de crime”. Um abraço da ação, diz, será o patrulhamento que será feito durante as noites em bares e ruas da cidade. (Luiz Carlos Silva – Freelancer)