Uma solenidade na noite de 23 de novembro, no salão de eventos da Maçonaria do Novo Horizonte, marcou a comemoração dos 30 anos de instalação do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira nº 220, representação da Ordem Demolay em Marabá.
A ordem é uma instituição internacional, e que aqui na cidade é mantida e patrocinada pela Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Marabaense nº 6. Ela congrega jovens rapazes de 12 a 21 anos, difundindo princípios de uma juventude de virtudes para uma plena cidadania na vida adulta.
A comemoração se deu com uma solenidade, seguida de jantar e música ao vivo. Membros das primeiras gerações até os atuais marcaram presença, aproveitando para rememorar suas passagens pela entidade. Vídeos foram apresentados em um telão de LED, com a cronologia desse trabalho, desde 1994, quando aportou em Marabá.
Leia mais:Autoridades maçônicas e demolays de várias cidades do Estado prestigiaram a solenidade, a exemplo do grande-mestre estadual da Ordem Demolay e seu adjunto, respectivamente Reginaldo Ferreira e Marco Sirotheau; o mestre-conselheiro estadual, Luiz Cláudio; e representantes de capítulos de Rondon do Pará, Eldorado do Carajás, Parauapebas, Canaã dos Carajás e Conceição do Araguaia.
Além das autoridades estaduais, formaram a mesa que presidiu os trabalhos: o mestre-conselheiro (presidente) do capítulo, o jovem Rafael Marques; o presidente do Conselho Consultivo, o maçom Yan Gustavo Amorim; o 2º vigilante da Loja Firmeza e Humanidade Marabaense, Delyo Alves; o venerável da Loja Pioneira da Transamazônica 44, Raimundo Pereira de Sousa; o representante da Grande Loja Maçônica do Pará, Gleidson Lima; a presidente do Clube de Mães Oriente de Virtudes, Cristina Barletta; e o fundador e patrono do capítulo, o maçom Paulo Bosco Jadão.
PONTO ALTO
Coube a um dos membros da primeira geração, Patrick Roberto, hoje maçom, a condução da solenidade, como cerimonialista. O ponto alto foi a apresentação da chamada Cerimônia das Luzes, realizada conjuntamente pelos irmãos Rodrigo e Rafael Marques, representando uma geração do passado e os atuais demolays ativos.
A cerimônia fala sobre os princípios cardiais que norteiam a Ordem Demolay, sendo eles: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
CHEVALIER
Também naquela noite foi anunciado um nome entre os demolays ativos, o do jovem Gabriel Barros, de apenas 17 anos, como indicado e aprovado pelo Supremo Conselho a receber a maior honraria da entidade, o Chevalier. O anúncio surpresa emocionou a todas as pessoas ali presentes, em especial à família do indicado.
Homenagem póstuma
O capítulo promoveu uma homenagem póstuma, voltada à família da senhora Lila Léia Pacheco, mãe de demolays e que faleceu este ano. Todas as mães foram convidadas a participar, nesse momento, uma mensagem foi lida e o demolay mais jovem, Pedro Juracy, entregou uma flor branca a um dos filhos da homenageada, Gustavo Pacheco.
Agradecimentos
A parte final da solenidade foi voltada a homenagens aos demolays de destaque e, depois disso, houve um “parabéns pra você” junto ao bolo temático.
“O Capítulo Pedro Marinho é um dos mais importantes do nosso Estado, já tendo produzido grandes líderes ao longo da sua história e hoje estamos felizes em presenciar este evento voltado a comemorar esse legado”, disse o grande-mestre estadual, Reginaldo Ferreira.
“Muitas gerações trabalharam para que chegássemos a este momento. Temos hoje um grupo forte, apoio dos maçons e do Clube de Mães. A Ordem Demolay faz uma grande diferença na vida desses jovens”, disse o mestre-conselheiro Rafael Marques, anfitrião da noite.
AÇÃO CIDADÃ
No dia seguinte, o domingo (24), os demolays e convidados amanhecerem o dia realizando uma ação de plantio de mudas na rua que dá acesso ao novo Cemitério Público de Marabá. Foram 30 mudas, representando os anos de Demolay Marabá. Entidades como a Apae e a Casa do Caminho se fizeram representar na ação.
(Da Redação)