A Escola Estadual de Ensino Médio Lenilson Miranda, localizada em São Geraldo do Araguaia, protagonizou, no dia 14, um momento histórico ao realizar sua 1ª Conferência Ambiental. O evento reuniu autoridades, alunos, pais, professores e moradores da comunidade para discutir o futuro do meio ambiente e propor soluções concretas para os desafios ambientais da atualidade.
Com 35 proposições apresentadas, a conferência foi fruto de meses de dedicação, estudo e engajamento por parte da comunidade escolar. Os seis eixos temáticos abordados abrangeram questões fundamentais, como mudanças climáticas, reciclagem, consumo consciente, reflorestamento e energias renováveis. Houve distribuição de mudas de árvores frutíferas para os participantes.
Leia mais:As ideias extraídas dos eixos foram registradas em um caderno de proposições protocoladas anteriormente às autoridades. As proposições estão consolidadas em um documento que será enviado aos órgãos do estado como Seduc, Semas, Ideflorbio e ao comitê organizador da COP-30 para conhecimento e tomada de decisões sobre implementação das sugestões.
O evento contou com a presença de autoridades políticas e comunitárias. Entre elas o prefeito do município, Jefferson Oliveira; Vereador Rômulo Assunção; Presidente da Associação Comercial e Industrial de São Geraldo do Araguaia (Acisga), Kleber Bodas; Diretora de Ensino da Secretaria de Educação do Município (Semed), Marina Rocha; além de membros do conselho escolar, alunos e representantes da comunidade.
Com o tema central “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade”, o evento teve como palestrante oficial o secretário de meio ambiente do município, Eduardo Amorim, que enfatizou a necessidade de mudanças individuais e coletivas para combater os impactos climáticos. “Para que haja mudanças climáticas que garantam a sustentabilidade, é necessário transformar nossa relação com o meio ambiente, começando no controle do consumo desenfreado”, afirmou o palestrante.
𝐄𝐢𝐱𝐨𝐬 𝐭𝐞𝐦𝐚́𝐭𝐢𝐜𝐨𝐬
Durante o bimestre que antecedeu a conferência, a escola abordou temas cruciais como desertificação, aquecimento global, reciclagem, queimadas e matrizes energéticas renováveis. Os alunos, além de participarem da investigação, apresentam objetos e maquetes confeccionados com materiais reciclados, demonstrando e comprometendo-se com práticas criativas sustentáveis.
Para o aluno Luciano Matias, a 1ª Conferência Ambiental da Escola Lenilson Miranda abordou mudanças significativas que podem começar dentro das salas de aula e ecoar por toda a sociedade. “Estou feliz com a realização da conferência. O reconhecimento das pessoas presentes nessa ação montra que estamos no rumo certo e nos incentiva a continuar focados em estudar mais para melhorar o meio ambiente, começando diariamente pelas ações de cada um de nós”, detalhou o estudante.
𝐂𝐎𝐏-𝟑𝟎
Para a diretora da escola, Libana Cruz, a conferência foi a culminância de um trabalho coletivo e interdisciplinar, materializando os debates e aprendizados promovidos em sala de aula. “Estamos felizes com o resultado. As proposições apresentadas aqui vão compor um documento que será enviado aos órgãos estaduais e até ao comitê organizador da COP-30 para contribuir com a discussão em escala global sobre meio ambiente”, explicou Libana.
O vice-diretor da unidade de ensino, Nilson Amaral, reforçou que o evento traça um caminho claro para a implementação de ações concretas em prol do meio ambiente, inspirando as gerações futuras. “Esse evento é mais uma iniciativa da Escola Estadual Lenilson Miranda para garantir que a voz dos estudantes de São Geraldo do Araguaia alcance esferas de decisão maiores”, destacou.
𝐑𝐞𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐞 𝐧𝐨𝐯𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐨𝐬
O prefeito Jefferson Oliveira elogiou a iniciativa e propôs a criação de uma comissão permanente formada por alunos e professores, que deverá auxiliar o governo municipal na gestão ambiental. A ideia foi extremamente aplaudida. “Este evento é um marco. Muitas das propostas apresentadas aqui começarão a ser inovadoras já no próximo ano, fortalecendo ainda mais a gestão sustentável do município”, destacou Jefferson.
O vereador Rômulo Assunção enalteceu o evento e abriu as portas da Câmara para debater as propostas. “A escola plantou uma semente que certamente dará bons frutos. Nosso papel é apoiar e dar voz a essas iniciativas”, afirmou o parlamentar.
Já o presidente da Acisga, Kleber Bodas, disse que evento reflete uma mudança real de postura, conquistada pela nova geração, e reforçou o compromisso da entidade com as causas ambientais. “Esse evento materializa uma mudança real de postura. Estamos prontos para colaborar e contribuir com as ações aqui apresentadas. A escola está de parabéns por liderar essa transformação”, disse ele.
A representante da Semed disse que a ação é inspiradora. “Essa conferência mostra que é possível promover transformações significativas na sociedade na busca de um futuro mais sustentável e consciente”, disse a professora Marina Rocha.
𝐈𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨
Essa ação ambiental mostra que a Escola Estadual Lenilson Miranda está engajada e comprometida para que São Geraldo do Araguaia avance mais um passo para se consolidar como um município comprometido com a sustentabilidade e o futuro do planeta. A iniciativa foi extremamente reconhecida, entre os membra da comunidade escolar, como um marco na conscientização ambiental no município, mostrando o potencial transformador da educação e do engajamento coletivo. (Nilson Amaral – freelancer)