Correio de Carajás

Hemopa realiza segunda campanha de doação de sangue em São Domingos

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), divulgou números da segunda campanha de doação de sangue realizada em São Domingos do Araguaia, em parceria com a Secretária de Saúde do Município. A ação aconteceu no último fim de semana, e segundo a diretoria do Hospital Municipal, os números são bons se comparados aos da primeira campanha, realizada em junho do decorrente ano. Os doadores compareceram ao prédio da Assistência Social, que fica localizado às margens da avenida Duque de Caxias, em 9 de novembro.

À reportagem, a diretora do hospital, Elisangela Silva Costa, que foram 84 os voluntários que compareceram para a doação de sangue e, desses, apenas oito não estavam aptos a fazê-lo, por anemia ou outros motivos.

Sobre o resultado da campanha, ela declarou ter sido um sucesso, mas que espera um número maior a cada campanha no município. Foram 72 as bolsas de sangue captadas. “Na primeira, realizada em junho, conseguimos 60 bolsas, número esse que conseguimos ultrapassar, superando a meta que havíamos estipulado no último sábado”, disse ela.

Leia mais:

Sobre uma próxima campanha, Elisangela Silva disse que é necessário um intervalo de seis meses, mas já é vista a possibilidade. Ela destacou, ainda, o mês de julho como o mês que mais precisou fazer transfusão de sangue, com dezessete procedimentos, mas ressaltou que só nos primeiros oito dias de novembro nove bolsas já haviam sido transfundidas em pacientes, podendo, assim, ser um mês recordista em solicitação de bolsas ao órgão.

Elisangela Silva, diretora do hospital, disse que a segunda campanha teve um saldo positivo

Sobre a importância de ser um doador de sangue, a diretora deu um exemplo de como o município anda em “débito” com o Hemopa. “Por regra, a cada bolsa transfundida, o paciente teria que ter três doadores, ou seja, teríamos que ter coletado três bolsas de sangue para que o procedimento ocorra com sucesso”, avalia.

Cherles Figueredo, servidor público e um dos doadores, se disse satisfeito em ter colaborado. “É muito gratificante estarmos doando sangue para ajudar o próximo. Sou doador há muito tempo e com muito orgulho, e sempre que tem essas campanhas, ou até mesmo espontaneamente, quando há alguém que precisa com urgência, estamos ajudando nessa questão”, disse ele.

A data de 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue.

(Luiz Carlos Silva-freelancer)