Correio de Carajás

Repórter Correio

Diplomação

A cerimônia de diplomação dos mandatários eleitos em Marabá para prefeito, vice e vereadores já tem data marcada: será no dia 12 de dezembro, às 17 horas, no auditório do Carajás Centro de Convenções. A solenidade é um ato solene da Justiça Eleitoral e, portanto, será presidida pelo titular da 100ª Zona Eleitoral, juiz Caio Marco Berardo. O grupo, aliás, já está proclamado eleito desde o dia 17 de outubro, com publicação em diário oficial.

Presidência

Leia mais:

Nos bastidores da Câmara Municipal de Marabá a corrida pela futura presidência da Casa de Leis já começou de forma velada, nos bastidores, embora nenhum dos envolvidos admita publicamente. A conversa corrente é de que os postulantes ao cargo até agora são: Aerton Grande (União), Pedrinho Corrêa (PRD) e Ilker Moraes (MDB).

Presidência II

Ao contrário do que costuma ocorrer neste tipo de processo, o prefeito eleito Toni Cunha, ainda não demonstrou que pretenda bancar um candidato ligado a ele para a presidência da Câmara. Inclusive, para quem apostava que ele pudesse destacar o vereador reeleito Fernando Henrique (PL) para isso, pode se frustrar. O que é dito nos bastidores é que o futuro governante não pretende dar muita “asa” para o colega de partido.

Corte na “carne”

E Toni já levou para a Câmara de Marabá um tema indigesto, no estilo “precisamos cortar na carne”, só que na carne alheia. Ao mesmo tempo que ainda não deixou claro que medidas austeras já pretende adotar desde o início, algo presente no seu discurso, o prefeito eleito quer que os vereadores abram mão das emendas impositivas a que têm direito de indicar, conforme previsto em lei municipal. Ele esteve na CMM na semana passada e, após a sessão, se reuniu a portas fechadas com os atuais vereadores.

Menos emendas

Aos edis, Cunha pediu que eles promovam uma mudança na Lei Orgânica do Município ainda este ano, acabando com as emendas coletivas, que equivalem a 1% do orçamento anual e que diminuam as emendas individuais de 2% para 1,2%. Alguns encararam o tom do prefeito eleito como uma imposição e dois dos vereadores não reeleitos apoiaram a ideia. Mas com a grande maioria a mudança “sugerida”, parece não ter chance de avançar.

A conferir

Sobre o que pretende fazer no próprio poder Executivo para cortar gastos, uma vez que vê o caixa com pouca folga, o prefeito eleito tem falado em cortar na folha de pagamento, extinguindo funções, mas ainda não explicou onde isso se dará.

Orçamento

Por falar em Orçamento (LOA) do município para 2025, a peça do Poder Executivo já chegou à Câmara Municipal e foi encaminhada ontem à Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Passando desta fase, a Comissão de Finanças e Orçamento abre prazo de 10 dias para modificações e alterações.

Preso no Pará

Conforme informações da Polícia Civil do Pará, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra Arthur da Silveira Viana, suspeito de homicídio culposo no trânsito, caracterizado quando não há intenção de matar. Éder Martins, de 32 anos, estava praticando corrida na BR-101, no trecho de Buerarema, no dia 9 de janeiro, quando foi atingido por um veículo que vinha no sentido contrário. O motorista fugiu do local após abandonar o carro.

Denúncia anônima

Segundo apurações da TV Santa Cruz, Arthur foi preso na cidade de Ourém, no Pará, após a Polícia Civil da Bahia receber uma denúncia anônima. Ele chegou a se apresentar voluntariamente na delegacia de Buerarema no dia 16 de janeiro, mas foi liberado. Na época, o delegado Clodovil Soares, responsável pelo caso, afirmou que o motorista responderia por homicídio doloso, quando há intenção de matar.

Denúncia anônima

Em depoimento à polícia, o suspeito se defendeu dizendo que o acidente aconteceu quando ele foi ultrapassar uma carreta. No momento da manobra, a carreta bateu na lateral do carro e ele perdeu o controle da direção, atropelando o empresário. Ele relatou ainda que desceu do carro para ver o estado da vítima, mas foi ameaçado por pessoas que estavam no local e, por causa disso, abandonou o veículo e foi embora.

Fumaça x chuva

Marabá vinha amanhecendo nos últimos dias sob uma cortina de fumaça densa, a qual vinha preocupando a população. O fenômeno já aconteceu em outros momentos, sempre na época de estiagem e claramente como resultado de queimadas na região. Nesta segunda-feira (11), no entanto, choveu forte sobre a área urbana de Marabá. A conferir, hoje, se foi água suficiente para aplacar a fumaça.