Correio de Carajás

Sicredi Sudoeste é destaque pela 2ª vez no Reconhecimento Inovação com Propósito 2024

Iniciativa do Instituto Fenasbac, apoiada pelo Banco Central do Brasil destaca as cooperativas financeiras com as melhores práticas no país

Recebendo em mãos, Presidente Antonio Geraldo e Diretor Executivo João Coelho Pinheiro

A Sicredi Sudoeste MT/PA foi novamente reconhecida em três dimensões do Reconhecimento Inovação com Propósito – RECIP 2024. Na manhã desta terça-feira (05), aconteceu em Brasília, a entrega do 3º ciclo do Reconhecimento Inovação com Propósito, o RECIP. O Recip é uma iniciativa do Instituto Fenasbac, apoiada pelo Banco Central do Brasil, que identifica, valoriza e divulga os movimentos de inovação com foco em impacto social no cooperativismo de crédito por meio do modelo de gestão baseado na intercoperação entre as diferentes áreas da cooperativa em busca de um propósito comum: promover a prosperidade do negócio e gerar impactos significativos na vida dos associados.

Nos últimos anos, o Recip se tornou uma grande ferramenta para reconhecer as cooperativas com as melhores práticas, destacando e comunicando à sociedade as ações realizadas por cooperativas financeiras de todo o país. O Recip 2024 assinala um momento de grandes mudanças, com um maior destaque do cooperativismo de crédito no Brasil e no mundo.

O Recip avalia as inovações por meio de cinco dimensões – Participativa, Colaborativa, Desenvolvimento de Capacidades, Finanças Verdes e ESG – todas conectadas aos princípios do cooperativismo. Desde 2023, duas novas dimensões de inovação passaram a ser avaliadas: ESG e Finanças Verdes, que reconhecem iniciativas de aspecto social, ambiental e de governança, e de alocação de recursos para projetos de desenvolvimento sustentável.

Leia mais:

Este é o segundo ano consecutivo em que a Sicredi Sudoeste MT/PA recebe três reconhecimentos:

– Reconhecida na Dimensão Finanças Verdes – O modelo integra a inovação financeira com a sustentabilidade ambiental.

– Reconhecida na Dimensão Participativa – A inovação participativa envolve os membros da cooperativa em processos decisórios e de inovação.

– Reconhecida na Dimensão Colaborativa – O modelo colaborativo destaca a importância de parcerias e colaborações para a inovação.

“Essa conquista é fruto de projetos que foram construídos de forma colaborativa, desde o planejamento até a execução. É um reflexo da união dos nossos talentos, que trabalham para criar um mundo melhor, e dos nossos associados, que são o centro do nosso modelo de negócios. Reforçamos nosso compromisso com a excelência, capacitando nossos colaboradores e promovendo uma cultura de sustentabilidade e inclusão. Estamos comprometidos em oferecer o melhor para nossos associados e contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atuamos.” Reforça o Presidente do Conselho de Administração da Sicredi Sudoeste MT/PA, Antonio Geraldo Wrobel.

(Com informações da instituição)