Começou ontem, terça-feira (29), a segunda etapa da saída temporária de presos do Complexo Penitenciário de Marabá beneficiados pelas festividades do Círio de Nazaré. No total, 84 internos foram autorizados a deixar o presídio por uma semana, sendo 82 da Unidade Regional de Regime Semiaberto Masculino (URRSM), uma da Unidade Regional Feminina (URFM) e um da Casa de Humanização, Assistência e Proteção ao Apenado (Chapa).
A medida, que seguirá até 5 de novembro, visa permitir que os presos em regime semiaberto tenham um período de convívio com suas famílias, sob estrito cumprimento de regras estabelecidas pela Justiça.
REGRAS DE CONDUTA
Leia mais:Os internos devem respeitar uma série de restrições para garantir a integridade do processo de ressocialização e a segurança da sociedade. Entre as normas estabelecidas estão a proibição de ingestão de bebidas alcoólicas e mesmo de frequentar bares e estabelecimentos congêneres. Os presos que estiverem na saída temporária também devem permanecer em suas residências das 19 às 6 horas.
PRAZO PARA RETORNO
O retorno ao Complexo está marcado para o dia 5 de novembro, até as 14 horas. O não retorno no prazo, ou o descumprimento de qualquer das normas, implicará em penalidades imediatas. Caso algum interno seja flagrado violando as restrições, ele deve ser encaminhado diretamente à Delegacia de Polícia Civil para retorno imediato ao presídio.
PARÁ
Em todo o estado, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) liberou 356 internos. Destes, 311 saíram com tornozeleira para monitoramento eletrônico e 45 sem monitoramento.
A saída temporária foi fracionada em sete etapas, com autorização da Vara de Execução Penal (VEP), como medida de segurança. A saída do primeiro grupo ocorreu no dia 20 de outubro, com retorno no último dia 27.
(Milla Andrade, com informações de Josseli Carvalho)