Lideranças da Terra Indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins, anunciaram nesta segunda-feira, 28, por meio de um vídeo, que bloquearão a BR-222, a partir das 7h desta terça-feira, 29. A manifestação, organizada por parte dos 31 caciques das aldeias daquela comunidade, visa pressionar o governo estadual para atender demandas relacionadas à educação.
No vídeo, Jamre Gavião, representante da aldeia Krimatijê, explica que a decisão foi tomada após diálogos entre as lideranças das aldeias da região. Segundo ele, a paralisação será mantida por tempo indeterminado até que as reivindicações sejam atendidas.
“Estamos reunidos com os caciques e lideranças das Terras Indígenas Mãe Maria. A partir de amanhã, às 7h, a BR-222 estará fechada por tempo indeterminado até que se resolva toda a situação”, disse.
Leia mais:A principal demanda dos indígenas é a construção de uma escola na aldeia Krimatijê, uma necessidade apontada pela comunidade como urgente para melhorar o acesso à educação das crianças e jovens da região.
Procurado pela Reportagem do CORREIO, Magno Barros, diretor da Diretoria Regional de Educação (DRE), a Secretaria de Educação (Seduc) ainda não foi notificada formalmente sobre a manifestação. “Estamos cientes do vídeo, mas até o momento nada foi oficializado por parte dos manifestantes. Sabemos que a intenção é pressionar a Seduc para a construção de uma escola na aldeia Krimatijê”, explicou.
(Thays Araujo)