Correio de Carajás

EXCLUSIVO: Facimpa afasta alunos investigados por fraude no curso de medicina

André Rodrigues Ataíde deixou o curso de medicina da UEPA após investigação e agora foi afastado da Facimpa

A Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa) abriu processo administrativo interno e decidiu afastar, preventivamente, os alunos André Rodrigues Ataíde e Isabelle Valentine Bravim Machado de Paula, ambos investigados pela Operação Passe Livre, conduzida pela Polícia Federal. Segundo a instituição de ensino, o processo segue em andamento e, havendo desdobramentos, novas medidas poderão ser tomadas.

“A instituição garante a condução rigorosa e imparcial da apuração, assegurando os direitos de todas as partes envolvidas. A Faculdade reafirma seu compromisso inabalável com a ética, transparência e integridade, princípios que norteiam suas atividades acadêmicas e administrativas”, finaliza a nota enviada com exclusividade ao CORREIO DE CARAJÁS na tarde desta quarta-feira (23).

A Facimpa não mencionou qual será a medida tomada para os outros alunos que estão na lista da Polícia Federal e do Ministério Público Estadual como ‘contratantes’ do esquema para ingressar na faculdade.

Leia mais:

A Polícia Federal deixou claro que as faculdades, entre elas a Facimpa, são vítimas do esquema criminoso, e não são investigadas. Todavia, criticou a forma de seleção dos alunos para ingresso nas instituições de ensino.

A quarta fase da Operação Passe Livre, que teve o objetivo de desarticular o esquema criminoso responsável por fraudar vestibulares para ingressar no curso de Medicina de faculdades particulares, mostrou que o grupo, com pelo menos 30 integrantes, resolvia a prova para os candidatos pelo valor de R$ 2 mil, tendo André Ataíde como mentor.

Segundo investigadores da PF, a fraude consistia em burlar o sistema de segurança das provas de vestibulares on-line de várias faculdades de medicina, permitindo, por exemplo, que terceiros tivessem acesso às questões das provas.

As revelações do esquema começaram em fevereiro por causa de fraude no ENEM

Foram identificadas situações em que o grupo chegou a fraudar provas para nove candidatos simultaneamente, utilizando-se de vários associados para resolver as questões do teste.

A PF atestou, até o momento, que ao menos 63 pessoas teriam sido beneficiadas – ou que se formaram em medicina – com a fraude.

A investigação, que teve autorização do Ministério da Justiça, constatou que os valores pagos pela realização das fraudes eram divididos entre os responsáveis por resolver as questões das provas.

Se confirmada a hipótese criminal, os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, além de outros que possam ser identificados ao longo da investigação.

O caso é investigado, paralelamente pelo Ministério Público Estadual, sob a chancela do promotor de Justiça Samuel Furtado Sobral, que pediu busca e apreensão de celulares e outras mídias dos suspeitos.

Veja a lista com o nome dos 30 investigados e possíveis contratantes do esquema:

  1. Júlia Letícia de Souza Barbosa
  2. Thaís Maria Ferreira Simões
  3. Jeovanna Gabryella Reges da Silva
  4. Gabriela Gallo
  5. Brunna Mariana Cardoso de Almeida
  6. Isabelle Valentine Bravim Machado de Paula
  7. Kamila de Oliveira Pinheiro Rodrigues
  8. Aylla Suriann Costa Barbosa,
  9. David Gabriel Cardoso Rocha
  10. Gabrielle Bravin Angeli Rodrigues,
  11. Jhonata Fernando Meier Rocha
  12. Luis Fernando da Silva Carvalho
  13. Paula Vivian Sousa Lima
  14.  Richelmi Gomes Costa
  15. Maria Gabriela Queiroz Coel
  16.  Maria Luiza Sousa Carvalho
  17. Carlos Eduardo Rodrigues Campos
  18. Marcelo Feitosa Batista Gomes
  19.  Andrea Khrisman Santos Feitosa
  20.  Adriando Ferreira de Melo
  21. Ana Beatriz Dos Reis Capucho,
  22. Lucas Cunha Sa Maia Magon
  23. Giovanna Bezerra de Moraes
  24.  Murillo Monteiro de Paula
  25. Rafaella Resende de Almeida
  26. Evellyn Lavygne Pinheiro de Sousa
  27. Caroline Menegotto Razzera
  28. Euclides Pereira Ramos Neto
  29. Marcos Almeida
  30. Matheus Caetano Carlot