Mais uma morte no campo é registrada no sudeste do Pará. Desta vez o palco da tragédia foi o Assentamento Potiguar, a 12 km da Vila Jovem Clerândia, zona rural do município de Itupiranga. A vítima é Orlando Alves dos Santos, de 54 anos. Ele era presidente do assentamento. O crime aconteceu na noite de segunda-feira (21).
De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar, a esposa de Orlando, de prenome Iracema, teria testemunhado o crime, mas não conseguiu reconhecer o autor do homicídio. Disse apenas que se trata de um homem branco, de estatura baixa e que usava bigode. Na ocasião, o autor do crime estava em uma motocicleta tipo Bros.
Orlando, que era natural de Sítio Novo (TO), morava no assentamento havia 20 anos, sendo um dos moradores mais antigos da localidade. Ele era presidente da Associação Planta Brasil, que representa o assentamento. Mas Iracema não soube informar se Orlando vinha sofrendo ameaças.
Leia mais:A primeira autoridade a chegar ao local do crime foi uma guarnição da Polícia Militar, que procedeu o isolamento da área para a chegada das Polícias Civil e Científica, que fizeram os primeiros levantamentos.
Inicialmente o caso está com a delegacia de Itupiranga, mas pelas características do crime, a investigação deve ser feita pelo Departamento de Homicídios ou pela Delegacia de Conflitos Agrários (DECA).
(Chagas Filho)