Correio de Carajás

Acolhidos do Cipiar participam do 44º Círio de Marabá

Os idosos manifestaram o desejo de estar presentes no evento/ Fotos: Evangelista Rocha

Neste domingo (20), nove idosos do Centro Integrado da Pessoa Idosa Antônio Rodrigues (Cipiar) marcaram presença no 44º Círio de Marabá, reunindo-se na estrutura montada pela Prefeitura na Praça Osório Francisco Martins Pinheiro. O evento, de grande importância religiosa para a cidade, foi uma oportunidade para que os moradores do centro de acolhimento prestassem suas homenagens à Virgem de Nazaré.

Adriana Ferreira, coordenadora do Cipiar, explica como o evento é aguardado com expectativa pelos idosos. “Desde ontem, eles estavam mobilizados para participar e prestar suas homenagens. O mês de outubro, para nós no Cipiar, é muito especial devido a essa conexão com a religiosidade”, afirma. Segundo ela, o Círio é um momento importante de celebração, especialmente para os que residem no centro, onde as práticas de fé, incluindo o catolicismo, são constantemente incentivadas.

Coordenadora do centro, Adriana diz que os idosos fizeram questão de ir

Comemorando a fé e a devoção, os idosos manifestaram o desejo de estar presentes no evento, algo que, segundo a coordenadora, foi prontamente atendido. “Eles quiseram vir, pediram para vir e nós os trouxemos com todo o carinho”, relatou Adriana. O transporte foi providenciado pelo próprio Cipiar, que disponibilizou um veículo para garantir que todos pudessem participar com conforto e segurança.

Leia mais:

Atualmente, o Cipiar abriga 23 idosos, sendo quatro mulheres e 19 homens, todos recebendo cuidados e acompanhamento médico após uma rigorosa avaliação de suas condições de saúde e necessidades. A participação no Círio de Marabá é mais uma oportunidade para esses idosos se conectarem com a fé e com a comunidade, celebrando o evento religioso e a união com seus pares. (Ana Mangas e Thays Araujo)