Um dos grandes momentos do Círio de Marabá neste sábado (19) foi a romaria fluvial, momento em que Nossa Senhora de Nazaré recebe homenagens dos moradores da Marabá Pioneira, complexo onde nasceu a cidade. Ali, pescadores, barqueiros, ribeirinhos em geral, demonstram sua devoção.
A berlinda com a imagem da santa foi colocada em um dos barcos, de forma destacada, com a presença de equipe de segurança, e uma balsa levou toda a equipe da organização do Círio.
Leia mais:Outros barcos, lanchas e motos aquáticas seguiram o cortejo, da rampa da Colônia de Pescadores Z-30, até o encontro dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Ali, fogos foram lançados e inúmeros populares acenavam para a santa.
Minutos depois os barcos fizeram o trajeto de volta, frente a uma orla tomada por devotos de Nossa Senhora. Já era, 18 horas, quando a berlinda foi retirada do barco e levada para uma nova trasladação, agora pelas ruas da Marabá Pioneira.
A caminhada termina na Praça Duque de Caxias, onde um palco esta montado ao lado da Associação Comercial, para ter início a Missa do Manto, quando é trocado o adereço da imagem peregrina. O próprio bispo Diocesano, dom Vital Corbellini, estará à frente da celebração.
(Da Redação)