Correio de Carajás

Repórter Correio

Prefeito cassado

Nem bem foi reeleito prefeito no último dia 6 no município de Peixe Boi, aqui no Pará, e João Pereira da Silva Neto, o “Neto Cavalcante”, teve o mandato cassado. A decisão foi do juiz titular da 25ª Zona Eleitoral, Alan Rodrigo Campos Meireles, e atinge também o vice: Antonio Mozart Cavalcante Filho. Eles eram alvo de ação por abuso de poder político nas eleições municipais deste ano. O magistrado declarou a inelegibilidade dos investigados pelo prazo de 8 anos.

Prefeito cassado II

Leia mais:

Na sentença, o juiz acatou os argumentos suscitados pela coligação “Juntos Por Peixe Boi” e o parecer da promotora eleitoral Amanda Lobato reconhecendo que Neto Cavalcante e seu candidato a vice foram recorrentes na prática de abuso de poder político, claramente evidenciados com a contratação e renovação de contratos, sem justificativa e sem processo seletivo simplificado, de 480 servidores temporários, durante três mandatos consecutivos. Também de manutenção dolosa da precariedade dos vínculos, com exonerações e contratações rotineiras e controle político.

Contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do Pará, confirmou para Marabá, nos próximos dias 7 e 8 de novembro, o VI Conferência Paraense de Contabilidade da Região do Carajás. O conclave terá lugar no Carajás Centro de Convenções, com o tema: “Transformação Contábil – Navegando pela Tecnologia e Sustentabilidade no Mundo Digital”.

De volta ao Pará

Marcados na história do Águia de Marabá, pelo qual foram campeões paraenses de futebol, o técnico Mathaus Sodré e o seu auxiliar, o seu pai Gerson Sodré, vão disputar mais um Parazão. Desta vez à frente do Carajás, time de Parauapebas. Na verdade, a missão é participar da chamada “Segundinha”, e classificar a equipe para a fase principal do Campeonato Paraense de 2025.

Novo hospital

O Governo do Pará publicou atualização sobre a construção do Hospital Regional Materno Infantil de Marabá e divulgou que a obra está 38% concluída. “A unidade vai contar com diversos serviços essenciais para mães e bebês, como UTI’s neonatal e adulto, banco de leite, agência transfusional e muito mais”, diz o informe.

Câmara Federal

Após o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), avisar que a sessão deliberativa desta terça-feira (15/10) será virtual, líderes partidários afirmam que a Casa entrou de vez em clima de “lockdown”. Caciques afirmam que, apesar da convocação, não há definição sobre a pauta desta semana e também sobre a tradicional reunião de líderes, que costuma acontecer toda terça-feira.

Câmara Federal II

Isso deve esvaziar Brasília, mesmo com a maioria das cidades brasileiras já tendo resolvido as eleições municipais. Os deputados dizem que Lira parece estar “confuso” em relação ao seu próprio futuro. Outros falam que o atual chefe da Câmara parece ter “abandonado” a Casa. Na última semana, quando houve sessões presenciais no Congresso, ele não comandou nenhuma das sessões da Casa.

Hanseníase

A Fiocruz vai liderar primeiro teste clínico de uma vacina para hanseníase no Brasil. Chamado de LepVax, o imunizante será testado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A autorização para o começo dos testes foi concedida pela Anvisa nesta segunda-feira (14/10). O IOC foi escolhido como centro clínico responsável pelos estudos por sua larga contribuição científica em pesquisa e atendimento de hanseníase. A vacina foi desenvolvida pelo Access to Advanced Health Institute, instituto norte-americano de pesquisa biotecnológica sem fins lucrativos. Trata-se da primeira vacina específica contra a bactéria Mycobacterium leprae, causadora da doença.

Hanseníase II

A formulação foi desenvolvida com uma das tecnologias mais modernas para a produção de imunizantes, chamada de subunidade proteica. Testes pré-clínicos tiveram resultados promissores. Em camundongos, a taxa de infecção foi significativamente reduzida, mesmo diante da exposição a grande quantidade de bactérias. Quando administrada após a infecção, o dano no nervo motor e sensorial foi retardado em tatus, que são considerados como modelo para estudos da forma neurológica da hanseníase.

No Pará

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) estarão no Pará, nesta quarta-feira (16) para participar de um ato político. Os dois desembarcam em Santarém, onde participam de evento em apoio à candidatura de JK do Povão, que concorre à Prefeitura da cidade no segundo turno das eleições 2024.