Nesta quarta-feira (9), iniciou em Marabá o I Concurso de Contação de Histórias e Mediação de Leituras. O evento, que começou no período da tarde, reúne 40 alunos da rede pública e acontece no Piso L3 do Partage Shopping, próximo à loja Vivara. As crianças participam com apresentações literárias e caracterizações, e o concurso se estende até esta quinta-feira (10). Organizado pelo Programa Marabá Leitora, ligado à Secretaria Municipal de Educação, o projeto visa incentivar a leitura entre os alunos da rede pública.
O Correio de Carajás conversou com Keliane Souza, uma das mães presentes. Ela veio da vila Santa Fé para acompanhar a filha, Mari Kelly, de 10 anos, que se vestiu de Chapeuzinho Vermelho para dar vida a personagem literária. “Estou mais nervosa que ela, mas não poderia deixar de estar aqui”, comenta Keliane.
O PODER DA LEITURA
Leia mais:Edileide Patrícia Lima, coordenadora do ‘Programa Marabá Leitora’, falou sobre a importância do evento. “Além de estimular a leitura, é uma forma de reconhecer nossos artistas, os alunos.” Ela destacou, também, que as crianças têm a oportunidade de se expressar por meio da leitura e da contação dessas histórias.
Entre os participantes, a pequena Sherazade da Silva, de cinco anos, compartilhou sua experiência. “Li a historinha de ‘O Grande Rabanete’, que aprendi na escola, e gostei muito de ler para todo mundo.” Quando perguntada sobre seus sonhos, ela disse: “Quando crescer, quero ser policial.”
A professora de Sherazade, Maria Jana Rodrigues, que atua no Nei Arco-Íris, comentou sobre a preparação dos alunos. “Foi um desafio, mas com incentivo e um pouco de cobrança, conseguimos prepará-los.”
ETAPAS DO CONCURSO E PREMIAÇÃO
O concurso conta com três fases: seleção interna nas escolas, inscrição dos participantes e as apresentações de hoje. No fim do evento, as crianças poderão assistir a um filme com vouchers oferecidos pelo shopping.
Os vencedores de cada modalidade receberão prêmios da loja Ri Happy, além de um kit e ingressos para o Jump Indoor.
Fábio Rogério Rodrigues, diretor da Semed, também ressaltou a importância do projeto. “Queremos dar protagonismo aos alunos, premiar os talentos e proporcionar um dia especial, com o concurso e a sessão de cinema”, afirma.
A iniciativa reforça a importância da leitura como ferramenta de transformação, estimulando o desenvolvimento intelectual e cultural das crianças.
(Milla Andrade)