Correio de Carajás

Juíza prevê que resultado das eleições será conhecido uma hora após o fim da votação de domingo

Município já tem mais de 200 mil eleitores e pode ter segundo turno, caso um candidato não faça mais de 50% dos votos amanhã

Juliana Souto preside o período eleitoral em Parauapebas

A expectativa da juíza da 106° Zona Eleitoral de Parauapebas, Juliana Lima Souto é de que o resultado da eleição do domingo (6), seja conhecido por volta das 18 horas, uma hora após o fim da votação. A grande expectativa este ano é se o município viverá pela primeira vez um segundo turno para eleger prefeito e vice-prefeito. Neste pleito, também serão eleitos 17 vereadores, dois a mais do que na eleição anterior.

Parauapebas poderá ter um segundo turno graças ao aumento do número de votantes, são 200.693 mil eleitores aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Os homens representam a maioria, com 101.250 mil votantes, enquanto as mulheres somam 99.423 mil.

Em entrevista concedida ao Correio de Carajás, a juíza Juliana explicou que em caso de segundo turno, todo o trabalho da justiça eleitoral e das forças de segurança serão feitos novamente, seguindo o mesmo rito do primeiro turno.

Leia mais:

No entanto, para que isso ocorra, o candidato a prefeito precisa alcançar, no mínimo, mais da metade dos votos válidos para vencer as eleições no primeiro turno, ou seja, 50% mais um voto.

Urnas Eletrônicas, ainda na sede da Justiça Eleitoral na cidade

ZONAS

Parauapebas é composta por duas zonas eleitorais, a 75° e a 106°. A última terá 352 urnas para 106 sessões de votação, o local de votação mais distante será a aldeia indígena, a 320 quilômetros de Parauapebas, por isso, as urnas saíram nesta sexta-feira (4), de avião para a votação no domingo. Os demais locais de votação receberão as urnas a partir das 8 horas, do sábado (5).

Já na zona 75°, são 228 urnas, para 227 sessões, sendo o local mais distante a Vila Cede 1. Ao todo, 2.316 mesários vão trabalhar no dia da eleição em Parauapebas, 1.408 para a zona 106°, e 908 para a zona 75°.

SEGURANÇA

A juíza da 106°, Juliana Lima Souto disse que o exército será responsável por manter a segurança de cinco locais de votação em Parauapebas, o Residencial Alto Bonito, Vila Sansão, Vila Palmares, Vila Paulo Fonteles e Habitar Feliz. O plano de segurança já foi concluído, e abrange a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Municipal, e agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).

Caso alguém seja flagrado fazendo boca de urna será encaminhado à 20° Seccional Urbana de Polícia Civil.

PERMITIDO

Juliana, destaca ainda que, será permitido manifestações silenciosas e individuais por parte do eleitor, ou seja, usar boné, broche, camiseta que remeta ao candidato, entretanto, em hipótese alguma o votante poderá manifestar em quem irá votar de forma verbal.

Outro ponto citado pela juíza, é que o eleitor não pode fotografar e compartilhar imagens durante a votação, para garantir o próprio sigilo do voto.

O sábado, será o último dia permitido até às 22 horas para a distribuição de material gráfico, caminhadas e carreatas por parte dos candidatos.

LEI SECA

A lei seca passa a vigorar em Parauapebas a partir das 22 horas do sábado, sendo proibido a venda, o oferecimento, a distribuição de bebidas alcoólicas, a liberação ocorrerá a partir das 17 horas do domingo, após encerramento do horário da votação.

(Theíza Cristhine, colaboração Ronaldo Modesto)