Correio de Carajás

Repórter Correio

Marca importante

Departamento dentro da Prefeitura de Marabá responsável pelo suporte, apoio e promoção de quem está tentando empreender, a Sala do Empreendedor alcançou ontem (2) a marca de mais de 4 mil atendimentos em 2024, já no mês 10. A sala é ligada à Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração.

Preso em flagrante

Leia mais:

Um candidato à Prefeitura de Coari, no Amazonas, foi preso pela Polícia Federal nesta quarta-feira (2/10), após fazer uma “chuva de dinheiro” em uma praça pública da cidade. Imagens feitas por moradores mostram Raione Cabral (Mobiliza) jogando a notas em direção da multidão. A distribuição de presentes, brindes, cestas básicas e dinheiro para eleitores é proibida durante a campanha e nos dias que antecedem as eleições, pois se caracteriza como compra de votos, corrupção e outros delitos eleitorais.

Saneamento

Os últimos dados sobre saneamento básico no Brasil mostram que a situação está melhorando, mas pela urgência do tema o ritmo ainda é muito lento. Um exemplo são os lixões. Ainda existem quase 1.600 a céu aberto, o que significa que o país fracassou na meta criada em 2010 de acabar com essa forma de descarte de resíduos sólidos.

Saneamento II

O saneamento básico também é responsabilidade de vereadores e prefeitos. O Brasil, de forma geral, não apresenta bons índices nesse setor. Segundo o Instituto Trata, no Brasil 32 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e 90 milhões vivem sem coleta de esgoto.

Capturado

Um homem de 80 anos, que estava foragido da Justiça por estupro de vulnerável no Pará, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma fiscalização na BR-316, em Cristino Castro, a 560 km de Teresina (PI). A prisão aconteceu na manhã desta quarta-feira (02). O nome do homem não foi divulgado, para evitar a exposição de vítimas. A PRF informou que o suspeito estava pilotando uma motocicleta quando foi abordado por agentes da polícia em uma fiscalização. Os agentes solicitaram ao condutor os documentos pessoais e do veículo.

Capturado II

Após consultas aos sistemas, a equipe localizou um mandado de prisão em aberto para o homem, relacionado ao crime de estupro de vulnerável, expedido pela Vara Única de Ourilândia do Norte, Tribunal de Justiça do Pará. O homem estava foragido desde junho deste ano.

Arrecadação recorde

O Governo do Estado do Pará entregou à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na última segunda (30/9), o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), para o exercício de 2025. O documento que detalha as receitas e despesas previstas para o exercício de 2025, revela uma arrecadação líquida recorde do Estado, que ultrapassa os R$ 40 bilhões no período de 12 meses a partir de setembro de 2023 a agosto de 2024.

Arrecadação recorde II

O projeto é o principal instrumento de planejamento financeiro do governo estadual, alinhado com as diretrizes estabelecidas no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e é organizado pela Secretaria de Planejamento e Administração do Estado (Seplad). Os demonstrativos contábeis foram publicados ontem, 1º, no Diário Oficial do Estado. A documentação é obrigatória e elaborada anualmente para ser encaminhada aos órgãos de controle externo, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tesouro Nacional.

Arrecadação recorde III

A arrecadação total do Estado ultrapassou R$ 55 bilhões, portanto, o dobro que o Pará arrecadou no primeiro ano de seu primeiro mandato (2019). A atividade econômica do Pará deve encerrar o ano de 2024 como a segunda economia que mais cresce no Brasil, conforme dados divulgados pelo Banco Central.

Bolsa família

Uma boa notícia para os beneficiários do Bolsa Família em 13 municípios do Pará. Devido à situação de emergência decretada pelo Governo Federal em razão da seca severa que atinge a região, essas famílias poderão receber o benefício de forma antecipada em outubro.

Bolsa família II

A antecipação do pagamento do Bolsa Família é uma medida adotada pelo governo em situações de emergência, como secas, enchentes ou outras calamidades naturais, que afetam diretamente as famílias beneficiárias. Esse processo tem o objetivo de garantir que as famílias tenham acesso mais rápido ao benefício, o que é fundamental para atender às suas necessidades básicas em momentos de crise.