Correio de Carajás

Psica abre seletiva internacional e convoca novos talentos da música feita na Pan-Amazônia

Projeto Aposta Psica vai selecionar 18 artistas que irão se apresentar em pocket shows para produtores musicais, representantes de gravadoras nacionais e curadores de festivais.

Seletiva caça-talentos em todo o território da Pan Amazônia — Foto: Tuyuka Lara/Divulgação

Estão abertas as vagas para a seletiva Aposta, promovida pelo festival Psica que ocorrerá em Belém. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário online até o dia 4 de outubro. Os detalhes estão explicados no edital do Aposta.

Podem se inscrever participantes da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname, Venezuela e os estados brasileiros do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Haverá ajuda de custo para o transporte dos artistas selecionados no valor de até R$ 6 mil.

A ideia é selecionar 18 artistas e bandas para formar um time de ouro que irão tocar no circuito de apresentações que acontece entre os dias 1 e 3 de novembro, antecedendo o Festival Psica, que será em dezembro. O resultado da seletiva será anunciado em 12 de outubro, pelas redes sociais do Psica.

Leia mais:
No Aposta, estarão presentes produtores nacionais, curadores de festivais, A&Rs de grandes gravadoras e fomentadores culturais, proporcionando aos artistas uma oportunidade de exposição e networking dentro da indústria musical. Uma chance imperdível para mostrar a potência do som da gigante Amazônia, em todos seus sotaques e ritmos, ao mercado da música do Brasil e exterior.

Na edição 2023, foram quase 200 inscritos. Para este ano, a expectativa é fazer o maior Aposta de todos os tempos.

“Convidamos todos os artistas da Pan-Amazônia a participar dessa iniciativa que busca fortalecer as redes de artistas de toda essa região: um intercâmbio valioso, inédito, que vai conectar esses músicos. Este é o momento de elevar a música pan-amazônica e contribuir para o cenário cultural em um dos maiores festivais da região”, destaca Jeft Dias, diretor do Psica.

 

A curadoria será realizada por uma equipe de profissionais da música e da cultura, tanto locais quanto nacionais e internacionais. As propostas serão avaliadas com base no material submetido, considerando a relevância artística, originalidade e qualidade da apresentação.

“Tem muitos artistas novos começando e o Psica é um palco importante de visibilidade. Queremos que o festival seja um espaço para cultivar esses talentos. A gente vai colocar convidados do Brasil inteiro e curadores de festivais para estar ali olhando esses artistas. Então é importante os artistas darem o máximo para que esses profissionais do mercado da música possam ver”, diz Gerson Dias, diretor do festival.

O Festival Psica 2024 tem patrocínio master do Nubank e patrocínio do Mercado Livre através da Lei de Incentivo à Cultura Rouanet e Ministério da Cultura. O apoio institucional é da Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará. A realização é da Psica Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Festival Psica divulga line-up completo da edição 2024 — Foto: Divulgação
Festival Psica divulga line-up completo da edição 2024 — Foto: Divulgação

Edição 2024

 

O Psica 2024 celebra a potência da Pan-amazônia e pela primeira vez traz shows internacionais no line-up. Da melodia caribenha às maracas do carimbó, o festival está de ouvidos abertos para pluralidade rítmica forjada neste território continental. Batizada de Psica Dourado, a edição deste ano reúne mais de 50 atrações nos dias 13, 14 e 15 de dezembro com shows da vencedora do Grammy Latino Liniker; a lendária cantora paraense Fafá de Belém; a rainha da tecnocúmbia, a peruana Rossy War; a estrela da sofrência João Gomes; o fenômeno Bayanasystem; e feats inéditos, como Cátia de França + Amelinha.

As estrelas completam o line-up deste ano, que já tem confirmadas as apresentações da diva pop Pabllo Vittar; da rapper Duquesa, indicada ao prêmio internacional BET Awards; a icônica batalha dos bois de Parintins; a banda Os Brothers, potência do tecnomelody e do arrocha do Pará; e o encontro inédito entre Nilson Chaves e Íris da Selva, duas gerações iluminadas da música popular paraense.

Serviço:

As inscrições para o Aposta seguem abertas até 4 de outubro, nas redes sociais do Psica. Os detalhes estão explicados no edital (https://www.instagram.com/festivalpsica/).

(Fonte:G1)