Correio de Carajás

Eleições 2024: mesários de Marabá passam por treinamento com urnas eletrônicas

A Justiça Eleitoral em Marabá começou neste final de semana o treinamento para os mesários que vão trabalhar nas eleições municipais no próximo dia 6 de outubro. No sábado aconteceu o da 23 Zona Eleitoral (ZE), na Câmara Municipal, apenas com o primeiro-mesário e o presidente de cada seção. Da mesma forma a 100ª ZE realizou o seu neste domingo (22) e, retoma no sábado seguinte, dia 28. Só nesta última são cerca de 150 pessoas convocadas.
O treinamento começa com a exibição de um vídeo institucional com orientações gerais da Justiça. Depois disso, os mesários simulam todo o trabalho que vão ter no dia, desde a retirada da urna eletrônica das caixas lacradas, conexão à energia e testes prévios ao horário da votação. Também aprendem a fazer as checagens e o encerramento ao final do dia.
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) tem cerca de 90.595 mesários e auxiliares que vão trabalhar nas eleições municipais de 2024 em todo o Estado. Na capital paraense, mais de 11300 pessoas devem atuar em cada turno da votação, marcada para o dia 6 de outubro, no primeiro turno, e 27 de outubro, em caso de segundo turno.
De acordo com as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todo eleitor maior de 18 anos, em situação regular na Justiça Eleitoral, pode atuar como mesário desde que não seja candidato e nem parente, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge. Além disso, não podem atuar como mesários os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, as autoridades e agentes policiais, os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo, nem os servidores da Justiça Eleitoral. (Patrick Roberto)

 

Leia mais: