Setembro de 2025. Essa é a data em que Belém vai receber o “Amazônia para Sempre”. O evento, articulado pelo Governo do Pará, terá um show internacional em palco flutuante no Rio Guamá e edital com R$ 2 milhões para iniciativas em defesa da floresta. O evento antecede a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá na capital paraense em novembro.
O “Amazônia Para Sempre” também vai contar com o envolvimento dos festivais de música Rock In Rio e The Town, e apoio da Rede Brasil do Pacto Global.
O anúncio oficial foi feito neste sábado (21), em coletiva de imprensa realizada na sede da cidade do Rock In Rio, no Rio de Janeiro, pelo governador Helder Barbalho e pela vice-presidente da Rock World, empresa idealizadora dos dois grandes festivais de música, Roberta Medina e o representante do Pacto Global da ONU, Carlo Pereira, que participou por videoconferência direto de Nova Iorque (EUA).
Leia mais:O “Amazônia para Sempre” une o The Town e o Rock in Rio para convocar todos para as urgências socioambientais e a importância de se manter a maior floresta tropical do mundo preservada.
O objetivo segue a mesma linha da COP 30, de unir as pessoas em torno de uma agenda global única, em prol de um mundo mais sustentável. A iniciativa reforça a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas, que envolvem aquecimento global, eventos climáticos extremos, transição energética, mercado de carbono e ameaças à biodiversidade e à vida humana. (Da Redação)